Lewandowski virá ao Senado para audiência sobre segurança pública em dezembro
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, deve apresentar aos senadores da Comissão de Segurança Pública as ações da pasta e da Polícia Federal no combate ao crime organizado no Brasil. A audiência está marcada para o dia 3 de dezembro e foi pedida pelo senador Sérgio Moro (União -PR), após o assassinato de Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, delator da facção criminosa PCC, executado a tiros de fuzil no aeroporto de Guarulhos (SP) no dia 8 de novembro. A CSP também deverá ouvir os secretários de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, e do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, sobre o tema.
Transcrição
O MINISTRO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA, RICARDO LEWANDOWSKI, É ESPERADO NO SENADO NO DIA TRÊS DE DEZEMBRO PARA FALAR SOBRE AS AÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO.
O DEBATE FOI PROPOSTO APÓS A EXECUÇÃO DO DELATOR DO PCC NO AEROPORTO DE GUARULHOS, EM SÃO PAULO. REPÓRTER JÚLIA LOPES:
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, foi convidado a apresentar aos senadores da Comissão de Segurança Pública as ações em andamento na pasta e na Polícia Federal para o combate ao crime organizado no Brasil. A audiência está marcada para o dia 3 de dezembro. A iniciativa é do senador Sérgio Moro, do União do Paraná, que apresentou o pedido de comparecimento do ministro após o assassinato de Antônio Vinicius Lopes, delator da facção criminosa PCC, que foi executado a tiros de fuzil no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no dia 8 de novembro. Na mesma ação, o motorista de aplicativo, Celso Araujo Sampaio de Novais, também foi morto. Embora o crime tenha ocorrido fora do prédio do terminal, nas vias de acesso ao aeroporto, a Polícia Federal abriu um inquérito e a Polícia Civil de São Paulo segue com as investigações. Sergio Moro destaca que o tema segurança pública é um dos mais importantes no momento no Brasil:
(sen. Sergio Moro) "Com o incidente em São Paulo, um atentado, a tiros de fuzis no aeroporto de São Paulo, o tema segurança pública é um dos temas mais importantes hoje no debate público desse país, mas para que nós possamos ouvir o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, sobre as políticas de segurança do governo federal frente ao crime organizado."
A execução do delator do PCC também motivou outros pedidos de audiência na Comissão de Segurança Pública. Foi aprovado o requerimento do senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, para o comparecimento do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, para falar sobre o assunto no colegiado. O senador Flávio Bolsonaro, do PL, pediu que o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, também fosse ouvido no colegiado. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Júlia Lopes.