Série "Senado, a História que Transformou o Brasil" estreia nesta sexta-feira (15)
Foi lançada na quarta-feira (13), em Brasília, a série documental "Senado, a História que Transformou o Brasil", produzida pela TV Senado e pela TV Cultura. No lançamento, foi exibido o primeiro episódio, que oferece uma visão detalhada sobre o funcionamento da política no cotidiano e explora o papel fundamental do Senado na consolidação da democracia e na resposta às demandas da sociedade. A estreia em canal aberto será nesta sexta-feira (15), às 21h, na TV Senado e às 22h, na TV Cultura. Novos episódios serão transmitidos toda semana: às sextas e sábados, às 21h, na TV Senado, e às quartas-feiras, às 22h, na TV Cultura.
Transcrição
A SÉRIE DOCUMENTAL "SENADO, A HISTÓRIA QUE TRANSFORMOU O BRASIL" FOI LANÇADA NESTA QUARTA-FEIRA EM UM EVENTO NA SEDE DO INTERLEGIS, NO SENADO FEDERAL, EM BRASÍLIA.
A ESTREIA EM CANAL ABERTO SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO, DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. A REPÓRTER ISABEL CRISTINA TRAZ MAIS INFORMAÇÕES:
A série documental "Senado, a História que transformou o Brasil" é uma parceria entre TV Senado e TV Cultura em comemoração aos 200 anos do Senado Federal. São sete episódios com direção de Luiz Bolognesi, codireção de Laís Bodanzky e apresentação da atriz e cantora baiana Larissa Luz.
No evento de lançamento, nesta quarta, foi exibido o primeiro episódio da série que explica como a política acontece no dia a dia, o impacto das 18 vezes em que o Parlamento brasileiro foi fechado e o papel do Senado na estabilização democrática.
Estavam presentes o senador Rogério Carvalho, presidente da Comissão Curadora dos 200 anos do Senado; a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; a diretora de produção da TV Cultura, Paula Cavalcanti; o professor e historiador Antonio Barbosa; e a diretora de Comunicação Social do Senado, Érica Ceolin.
O senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, disse que a justiça eleitoral já anunciou o interesse de fazer da série material de formação política para mesários e servidores. Carvalho avaliou que o documentário também traz informações importantes para a juventude:
(Senador Rogério Carvalho) “Ao longo dos sete episódios, a gente vai dar uma ideia para a juventude, para toda a sociedade brasileira, do papel dessa instituição, Senado, que vai chamar atenção. Qual o papel da Câmara? Qual o papel do STF? Qual é o papel das instituições que formam a República brasileira?”
O historiador Antônio Barbosa afirma que, assim como é verdade o título da série, ou seja, que o Senado transformou o Brasil; também é verdadeiro que as mudanças na sociedade brasileira também mudaram o Senado. Para ilustrar, ele cita a eleição, em 1974, de Agenor Maria, o primeiro senador que não vinha de uma elite econômica:
(Antônio Barbosa) "Ele, para mim, é um símbolo de uma transformação que chega a Paulo Paim, que chega ao Wellington Dias, que chega a Benedita da Silva. Percebe os nomes que eu tô citando? Nada de elite, ou seja, o país foi se democratizando, ainda que aos trancos e barrancos.”
A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, afirma que a série fortalece o senso de pertencimento do cidadão brasileiro:
(Ilana Trombka) “Eu tenho certeza que para que não nos sintamos estrangeiros no nosso próprio país, não basta estudar numa escola brasileira; é necessário que produtos como esse estejam à disposição da população, porque são coisas assim que fazem com que nós nos sintamos brasileiros no nosso Brasil.”
A estreia em canal aberto será nesta sexta-feira, 15 de novembro, às nove da noite, na TV Senado, com exibição às sextas e sábados. Na TV Cultura, a série será exibida às quartas-feiras, dez da noite.
"Senado, a História que Transformou o Brasil" também estará disponível no aplicativo Cultura Play. Sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Isabel Cristina.