Acervo do Diário de Pernambuco pode se tornar Patrimônio Cultural Material
A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou o reconhecimento do acervo jornalístico do Diário de Pernambuco como Patrimônio Cultural Material do Brasil (PL 1205/2023). A relatora, senadora Teresa Leitão (PT-PE), ressaltou a importância da preservação do passado para construção do futuro. Caso não haja recurso para votação no Plenário do Senado, a homenagem seguirá para a sanção presidencial.
Transcrição
A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU O RECONHECIMENTO DO ACERVO DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL DO PAÍS.
A HOMENAGEM AO JORNAL MAIS ANTIGO DA AMÉRICA LATINA SEGUIRÁ PARA A SANÇÃO, SE NÃO HOUVER RECURSO PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
O acervo jornalístico do Diário de Pernambuco foi reconhecido como Patrimônio da Cultura Material do Brasil pela Comissão de Educação do Senado. Fundado em 7 de novembro de 1825 pelo tipógrafo Antonino José de Miranda Falcão, o periódico é mais longevo em circulação da América Latina e o mais antigo de língua portuguesa. Ao longo desses 199 anos, os jornalistas do Diário ajudaram na preservação da história do Recife e do Brasil, com coberturas memoráveis sobre a Revolução Praeira e a abolição da escravatura. Durante os anos 1911, 1912, 1931 e 1945, o jornal foi perseguido com repressões e censuras. A relatora, senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, defendeu a preservação do acervo como forma de conhecimento do passado.
senadora Teresa Leitão: Para nós, pernambucanos e pernambucanas, é um orgulho da nossa história. A preservação desse acervo jornalístico é fundamental para assegurar a preservação da história do Brasil e lembrar que a construção do nosso futuro está diretamente ligada ao conhecimento que temos do passado.
O reconhecimento fará com que o acervo do jornal tenha direito a ações de preservação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Se não for apresentado recurso para votação no Plenário do Senado, a homenagem ao Diário de Pernambuco seguirá para a sanção presidencial. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.