Eduardo Campos é incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
O presidente Lula sancionou a Lei 14.999/2024 que adiciona o nome do político Eduardo Campos ao Livro de Aço, que homenageia os heróis e heroínas da Pátria. Eduardo Henrique Accioly Campos sofreu um acidente aéreo em Santos, no litoral de São Paulo, em agosto de 2014, e não resistiu. Dez anos depois da morte do político, a sanção do projeto contou com a participação da família de Eduardo Campos, que relembrou sua trajetória e legado de luta por justiça social e democracia.
Transcrição
O PRESIDENTE LULA SANCIONOU A LEI QUE ADICIONA O NOME DO POLÍTICO EDUARDO CAMPOS AO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA.
A NOVA LEGISLAÇÃO HOMENAGEIA O EX GOVERNADOR DE PERNAMBUCO POR SUA CONTRIBUIÇÃO À POLÍTICA BRASILEIRA. A REPÓRTER MARINA DANTAS TRAZ MAIS INFORMAÇÕES:
Em 13 de agosto de 2014, o avião do político e, na época, candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, caiu em Santos, no litoral paulista. Dez anos depois do acidente fatal, a memória de Eduardo Campos foi homenageada com a sanção da lei que inclui o nome do político no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
O projeto que deu origem à lei é do deputado Felipe Carreras, do PSB de Pernambuco, e contou com o relatório favorável do senador Cid Gomes, do PSB do Ceará, na Comissão de Educação e Cultura. O presidente do colegiado, senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, elogiou a proposta:
(sen. Flávio Arns): "O Brasil e o mundo sempre precisam de referências. E essa referências em Eduardo Camposs deve ser sempre valorizada. Então, nesse sentido, enaltecer a iniciativa do projeto."
A cerimônia de sanção da lei, na terça-feira, no Palácio do Planalto, contou com a presença de familiares de Eduardo Campos, entre eles, a viúva do político, Renata; e os filhos Pedro Campos, que é deputado federal; e João Campos, prefeito de Recife. Ele lembrou a luta do pai por justiça social:
(João Campos): "Além de grande homem público, era um grande pai, uma pessoa presente, íntegra, completa e que merece as nossas lembranças e a nossa alegria de lembrá-lo. Viva Eduardo Campos e que a política seja um instrumento de luta pela justiça social sempre”.
O presidente Lula comentou que o reconhecimento ao ex-governador de Pernambuco passa para a história do país como um bom símbolo da política brasileira:
(Lula): "Nós aqui estamos enaltecendo a virtude de um homem que nasceu no berço da política e morreu defendendo a democracia, defendendo as pessoas menos favorecidas, defendendo as pessoas próprias desse país."
O "Livro de Aço" fica localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e guarda nomes de personalidades importantes para a cultura e a história brasileiras. Sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Marina Dantas.