Taxa de conclusão de cursos é maior entre cotistas do que não cotistas — Rádio Senado
Educação

Taxa de conclusão de cursos é maior entre cotistas do que não cotistas

Alunos cotistas da educação superior apresentaram taxa de conclusão do curso 10% maior que aqueles que não ingressaram pelo sistema de cotas nas instituições federais. Para o senador Paulo Paim (PT-RS), os resultados do Censo da Educação Superior, que avaliam uma década, demonstram a necessidade e o sucesso das ações afirmativas no Brasil.

11/10/2024, 16h46
Duração de áudio: 01:52
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
ALUNOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR QUE INGRESSARAM NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS PELAS COTAS TÊM UMA TAXA DE CONCLUSÃO DOS CURSOS 10% MAIOR EM COMPARAÇÃO COM OS NÃO COTISTAS. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, SENADOR PAULO PAIM, APONTOU O SUCESSO DA POLÍTICA AFIRMATIVA. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO. Divulgado no início do mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, o Censo da Educação Superior 2023 revelou que os estudantes que acessaram cursos de graduação em instituições federais pelas cotas em 2014 tiveram uma taxa de conclusão 10% maior que a de não cotistas em uma década. Os dados foram motivo de comemoração para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul: (sen. Paulo Paim) "Confesso que fiquei muito feliz, pois a pesquisa reforça a importância das ações afirmativas e o quanto elas são essenciais para a pluralidade do povo brasileiro, composta por brancos, pessoas com deficiência, pretos, pardos indígenas, quilombolas, estudantes de escolas públicas." Segundo a pesquisa estatística do Inep, 51% dos alunos cotistas da rede federal concluíram o curso, enquanto o índice entre os não cotistas foi de 41%. Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Paulo Paim observou que as ações afirmativas são uma necessidade no Brasil: (sen. Paulo Paim) "A pesquisa desmistifica os argumentos de quem afirma que as cotas não são necessárias. Nosso país não tem igualdade de oportunidades. Por isso, as cotas possibilitam uma competição em que a largada é justa para todos." O Censo da Educação Superior oferece, anualmente, informações detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira para, entre outros objetivos, guiar as políticas públicas do setor. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.

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