Estudantes visitam estande do Senado na Bienal de São Paulo
O estande da Livraria do Senado na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo recebe alunos do ensino médio de escolas públicas para apresentar o programa Jovem Senador, voltado para esse público. Os estudantes também participam da Oficina Legislativa do Portal e-Cidadania e conhecem o Senado Federal por meio de uma visita virtual, que também é oferecida a todos os visitantes do evento.
Transcrição
ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTÃO VISITANDO O ESTANDE DO SENADO NA BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO.
LÁ, ELES TÊM A OPORTUNIDADE DE CONHECER O PROGRAMA JOVEM SENADOR, ALÉM DE PASSEAR VIRTUALMENTE PELO CONGRESSO NACIONAL E APRENDER COMO APRESENTAR UMA SUGESTÃO LEGISLATIVA PELO PORTAL E-CIDADANIA. REPÓRTER FERNANDA NARDELLI.
Estudantes de ensino médio estão movimentando o estande da Livraria do Senado na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Em visitas agendadas, alunos de escolas públicas têm a oportunidade de conhecer o programa Jovem Senador, participar de oficinas legislativas e fazer uma visita virtual ao Congresso Nacional. A Escola Estadual Amadeu Amaral, da zona leste de São Paulo, foi uma das convidadas. Os alunos do segundo ano contaram que haviam participado da edição de 2024 do Jovem Senador, programa que seleciona estudantes de escolas públicas por meio de um concurso de redação para passarem uma semana de vivência legislativa em Brasília. Este ano, quem incentivou os alunos a participar do concurso foi o professor de filosofia Éliton Dias. Ele conta como foi essa preparação:
E primeiro dei uma aula, não é? Eu dei uma aula preparatória com a história do Senado. O Senado mandou um material muito bom. Aí a gente conseguiu desenvolver algumas coisas bem interessantes sobre os desafios da democracia, da diversidade e aideia do Senado é como um... como um catalisador que consegue construir consensos, né?
A palestra sobre o Jovem Senador atraiu o estudante Rogério Jesus Oliveira, de Alterosa, Minas Gerais. Ele estava passando pelo estande do Senado e fez questão de parar para contar que participou da edição deste ano.
Eu me interesso muito, que eu acompanho muito política e gosto muito. É isso foi um dos motivos também de eu querer participar do jovem senador. acho que ajudou a descobrir mais coisas sobre o Senado e foi muito importante. Acho que foi um aprendizado muito bacana.
Outra atração do estande do Senado é a Oficina Legislativa do portal e-Cidadania, onde os visitantes conhecem as ferramentas que possibilitam a apresentação de sugestões de mudanças na legislação que, se tiverem apoio popular, podem virar projetos de lei e serem votados no Congresso Nacional. O estudante Edgar Gomes, do segundo ano da escola Amadeu Amaral, gostou de saber que pode fazer a diferença:
Me fez aprender mais sobre a Constituição, sobre o parlamento, né? e sobre como que eu posso estar ativo politicamente na minha área regional, no próprio país em si, né?
Além das palestras e oficinas, os estudantes participam da visitação virtual ao Congresso Nacional. A atração é oferecida ao longo do dia também para as pessoas que passeiam pela Bienal, como o advogado Juarez Santana, que participou da visita, respondeu corretamente uma das perguntas e ganhou uma Constituição de presente.
É interessante esse pedido de participação do público, que você faz pergunta e pede para ele responder. Isso é muito legal, certo? E faz com que a interação seja não ou simples, assistir olhar e trazer de volta.
A Bienal de São Paulo vai até o dia 15 de setembro e o estande do Senado Federal conta com cerca de 250 publicações, como a Constituição Federal, livros sobre história, política e literatura, todos vendidos a preço de custo. Da Rádio Senado, Fernanda Nardelli.