Estande interativo do Senado na Feira do Livro, em Belém, aproxima cidadãos do Parlamento
O estande da Livraria do Senado na Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, trouxe inovações tecnológicas como quiz em painel touch, jogos interativos e uma visita virtual ao Senado. Além dos 190 títulos disponíveis, os visitantes podem explorar a história do Brasil e das leis brasileiras. Estudantes do ensino médio participaram de jogos de perguntas e respostas sobre o Parlamento, democracia e cidadania. Juliana Borges, coordenadora-geral da Secretaria de Relações Públicas do Senado, destacou o sucesso da iniciativa, que busca aproximar o cidadão do Parlamento.
Transcrição
A LIVRARIA DO SENADO ESTÁ INOVANDO AO LEVAR PARA AS FEIRAS DE LIVROS PELO PAÍS UM ESTANDE MAIS TECNOLÓGICO E INTERATIVO. NA FEIRA PAN-AMAZÔNICA EM BELÉM, ALÉM DOS 9 MIL EXEMPLARES DISPONÍVEIS, OS VISITANTES PUDERAM FAZER UMA VISITA VIRTUAL ÀS INSTALAÇÕES DO SENADO.
ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS TAMBÉM PARTICIPARAM DE ATIVIDADES INTERATIVAS, APRENDENDO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SENADO. SEGUNDO A SECRETARIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA CASA, O OBJETIVO É APROXIMAR O CIDADÃO DO PARLAMENTO. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA
Quiz em painel touch, jogos de perguntas e da memória sobre a história do Senado, visita virtual e muito mais são atrações que tornam o estande da Livraria do Senado na Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, mais inovador e tecnológico. Além dos 190 títulos disponíveis nas prateleiras, com publicações que retratam a história e as diversas leis brasileiras, alunos, professores e todos os demais visitantes do evento podem vivenciar atividades que o Senado promove com o público. E o melhor: sem a necessidade de viajar para Brasília, onde está a sede do Senado. Graças à visita virtual, os visitantes puderam conhecer como é o Senado por dentro, incluindo suas instalações e obras que compõem o acervo da Casa Legislativa.
Turmas de alunos do ensino médio também participaram de rodadas de jogos com perguntas e respostas que avaliavam seus conhecimentos sobre o Parlamento, democracia e cidadania. Juliana Borges, coordenadora-geral da Secretaria de Relações Públicas do Senado, explica que o retorno tem sido muito positivo e que a ideia é aproximar cada vez mais o cidadão do Parlamento.
Levar esses programas tanto o Jovem Senador quanto a visita virtual que também é das relações públicas pros estados. Também é nossa função então a gente vai estar aí nessa parceria nas feiras, tanto de 2024 quanto nas de 2025 também. A gente chama mais público e o público conhece mais os produtos do Senado.
O estudante Ícaro Silva, do primeiro ano do ensino médio, elogiou a dinâmica com o jogo "Eleitos", criado pelo Senado para ser distribuído a escolas públicas com o intuito de medir e instigar os conhecimentos sobre a história do Brasil. Ele aproveitou para adquirir um exemplar da Constituição Federal brasileira:
O jogo que o Senado criou, muito legal, muito divertido e que possa chegar em todas as escolas da federação. Eu comprei a Constituição Federal e o Código Penal porque como eu quero ser advogado eu decidi começar desde cedo a ler a Constituição federal e o Código porque eu vou precisar muito lá na frente.
A professora de português Núbia Soares, da escola Doutor Ulysses Guimarães, em Belém, parabenizou a inicitaiva do Senado de apresentar o projeto Jovem Senador nas feiras de livros.
Eu acho maravilhosa a participação, o incentivo à cidadaniae ao entender esse processo democrático, muito bom e trazer os alunos dentro de um evento como esse para entender o programa é de muita vantagem. Eu agradeço muitíssimo a atitude de vocês.
A 27ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes de Belém segue até o próximo sábado, dia 25. Da Rádio Senado, Paula Groba