Editada a Medida Provisória que amplia os beneficiários do Auxílio Reconstrução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já enviou ao Congresso Nacional a Medida Provisória nº 1250/2024, que inclui mais 9 cidades gaúchas no Auxílio Reconstrução. O programa prevê o apoio financeiro no valor de R$ 5.100,00 pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul. Para o senador Paulo Paim (PT-RS), mesmo com as ações do governo federal, a reconstrução do estado será longa.
Transcrição
O CONGRESSO NACIONAL VAI ANALISAR UMA MEDIDA PROVISÓRIA QUE INCLUI MAIS CIDADES NO AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO.
O PROGRAMA FOI LANÇADO EM MAIO PARA ATENDER ÀS VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
O presidente Lula enviou ao Congresso Nacional uma medida provisória que inclui mais nove municípios gaúchos na lista daqueles que poderão cadastrar famílias desabrigadas para receberem o Auxílio Reconstrução. O valor de cinco mil e cem reais será pago em um uma única parcela pela Caixa Econômica Federal. Segundo a MP, terão direito ao benefício os moradores de Chuí; Glorinha; Horizontina; Mampituba; Saldanha Marinho; Santa Bárbara do Sul; Sant’ana do Livramento; Tavares; e Torres. O Auxílio Reconstrução é pago mesmo se a família receber outros benefícios sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande Sul, ressaltou que a reconstrução do estado será longa.
senador Paulo Paim: "Entre as ações do Governo Federal, além da liberação de recursos, estão a antecipação de benefícios e a prorrogação do pagamento de tributos. Destaco o Auxílio Reconstrução para o pagamento de R$5,1 mil a cada família, neste primeiro momento, para aquisição de itens perdidos nas enchentes. Mas ainda há muito por fazer. A reconstrução do estado será um processo longo."
Para receber o Auxílio Reconstrução, a prefeitura tem que informar os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas das áreas atingidas, com endereço completo comprovado. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.