Pacheco recebe jovens senadores e destaca importância da vivência legislativa
Os 27 estudantes do Programa Jovem Senador 2024 participaram de uma audiência nesta terça-feira (6) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que destacou em sua fala a importância da participação dos estudantes na formulação de políticas públicas para o país. O evento aconteceu no Salão Negro do Congresso Nacional. Eles também receberam da Direção-Geral do Senado notebooks como prêmios pela participação e atuação no Senado Federal.
Transcrição
NESTA TERÇA-FEIRA, OS PARTICIPANTES DA EDIÇÃO 2024 DO PROGRAMA JOVEM SENADOR TIVERAM UMA AUDIÊNCIA COM O PRESIDENTE DA CASA, RODRIGO PACHECO.
DURANTE A REUNIÃO, PACHECO LEMBROU A APROVAÇÃO RECENTE DE UM PROJETO DE INICIATIVA DE JOVENS SENADORES. REPÓRTER JÚLIA LOPES:
Os jovens senadores tiveram uma programação intensa nesta terça-feira. O dia começou com um city tour na Praça dos Três Poderes, com visita à sede do Supremo Tribunal Federal. Depois, os estudantes receberam da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, os notebooks da premiação do programa Jovem Senador.
À tarde, eles tiveram uma audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Em sua fala, Pacheco lembrou que, neste ano, o Senado aprovou um projeto de lei que nasceu por iniciativa dos jovens senadores. O texto cria regras para o ensino em tempo integral na educação básica. O presidente do Senado também disse que outras sete propostas já foram apresentados desde 2011, quando o programa foi criado. Para Rodrigo Pacheco, a presença dos jovens contribui para a melhoria das políticas públicas no Brasil:
(Presidente Rodrigo Pacheco) : "Os maiores beneficiários atingidos e alcançados pelo Programa Jovem Senador sempre foram esta Casa, o Senado Federal, e o nosso país, o Brasil, que colhe dessa experiência o vigor da juventude com as suas boas ideias. A presença de vocês aqui representa uma oxigenação, sobretudo, a oxigenação de ideias e de iniciativas que contribuem para a formulação de melhores políticas públicas para o país."
Eu pedi para a jovem senadora Kailane Gomes, representante do Rio de Janeiro, me dizer o que ela está achando da vivência legislativa em Brasília:
(Kailane Gomes - jovem senador RJ) : "A minha experiência aqui está sendo incrível. Desde o momento que eu descobri que ia ser jovem senadora, eu já sabia que ia ser incrível na parte cultural. Eu sempre gostei muito de cultura e poder estar aqui com gente de outros 26 estados é um sonho. Onde a gente ficou a noite toda dançando carimbó e conversando, eu aprendi a dançar, rodar a saia, está sendo incrível. A cultura dos meus amigos dos estados é muito importante pra mim, aprender sobre todo o Brasil."
Os jovens senadores terão programação até sexta-feira, quando votarão em plenário os projetos de lei debatidos e formulados durante a semana de vivência legislativa. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Júlia Lopes.