Senado autoriza empréstimos externos para cidade de Rio Grande e estado do Espírito Santo
O Plenário do Senado aprovou dois pedidos de empréstimos internacionais, um, no valor de € 58,5 milhões para a cidade gaúcha de Rio Grande (MSF 15/2024), e outro de US$ 56 milhões para o estado do Espírito Santo (MSF 16/2024). O financiamento para Rio Grande virá da Agência Francesa de Desenvolvimento e o do Espírito Santo da Corporação Andina de Fomento.

Transcrição
O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU DOIS PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS, UM PARA A CIDADE GAÚCHA DE RIO GRANDE, E OUTRO PARA O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
Os senadores aprovaram um financiamento externo no valor de 58 milhões e meio de euros para a cidade gaúcha de Rio Grande. O dinheiro virá da Agência Francesa de Desenvolvimento e terá uma contrapartida de 14 milhões e 648 mil euros do município. O senador Fernando Dueire, do MDB de Pernambuco, explicou que o dinheiro deverá ser empregado em ações de redução da pobreza e iniciativas de energia limpa, água e saneamento, algo que se tornou ainda mais importante por conta das enchentes na região.
Chega em momento oportuno ao Município do Rio Grande no Rio Grande do Sul. Município com cerca de 200 mil habitantes e que foi duramente atingido por toda essa tragédia, que todos nós acompanhamos e tentamos, de alguma forma, ser solidários com os nossos irmãos gaúchos.
Outro empréstimo internacional aprovado, de 56 milhões de dólares, é para investimentos em saúde do governo do Espírito Santo em municípios do norte do estado. Os recursos virão da Corporação Andina de Fomento e terão uma contrapartida estadual de 14 milhões de dólares. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

