Subcomissão vai estudar ativos ambientais do país
A Comissão de Meio Ambiente criou uma nova subcomissão para discutir o mercado de ativos ambientais brasileiros, com cinco senadores titulares e cinco suplentes e prazo de funcionamento de 90 dias. O autor do requerimento, Jorge Kajuru (PSB-GO), explicou que, entre os ativos ambientais que serão estudados pelo colegiado, estão os créditos de carbono, os serviços ecossistêmicos e os direitos de uso sustentável de recursos naturais.

Transcrição
UMA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA VAI ESTUDAR AS PERSPECTIVAS ECONÔMICAS DOS ATIVOS AMBIENTAIS BRASILEIROS.
ESSA É A SEGUNDA SUBCOMISSÃO CRIADA ESTE ANO PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE. REPÓRTER CESAR MENDES.
A subcomissão para discutir e analisar o mercado de ativos ambientais brasileiros será formada por cinco senadores titulares e mais cinco suplentes e vai funcionar por um prazo de noventa dias. O autor do requerimento, senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, explicou que entre os ativos ambientais que serão estudados estão os créditos de carbono, os serviços ecossistêmicos e os direitos de uso sustentável de recursos naturais. Segundo Kajuru, temas que têm importância cada vez maior nas discussões internacionais relacionadas com a promoção do desenvolvimento econômico aliado à conservação ambiental.
'' A monetização de ativos ambientais como créditos de carbono, certificados de energia renovável e serviços ecossistêmicos não só fomentará a inovação e a geração de empregos verdes, mas também incentivará a conservação de nossos recursos naturais.''
Jorge Kajuru pretende ouvir opiniões de especialistas, de organizações ambientais, do setor privado e da sociedade civil além de outros atores importantes para subsidiar o desenvolvimento de estratégias. A subcomissão vai acompanhar os projetos de lei em análise no Congresso, promovendo debates e audiências públicas. O senador considera a criação da nova subcomissão como um marco importante. E que confirma o compromisso do Brasil com a busca de soluções sustentáveis e com o aprimoramento das políticas públicas ambientais.
'' A preservação de nossos recursos naturais, a proteção de nossa biodiversidade e o combate às mudanças climáticas, tornaram-se imperativos inadiáveis. O Brasil como uma das nações mais ricas em termos de diversidade ambiental tem um papel fundamental para desempenhar neste cenário global. A criação desta subcomissão representa um compromisso claro com o desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade ambiental.''
A senadora Tereza Cristina, do PP do Mato Grosso do Sul, destacou o entusiasmo de Kajuru com a criação da nova subcomissão.
'' Isso é o entusiasmo do senador com a subcomissão que vai colaborar e muito com essa comissão, não tenho dúvida, em um assunto tão pertinente e tão próprio para o momento que vivemos.''
Ao mesmo tempo em que criou a Subcomissão que vai discutir o mercado de ativos ambientais pelos próximos noventa dias, a Comissão de Meio Ambiente analisa em caráter terminativo o projeto de autoria do ex-senador Chiquinho Feitosa que regulamenta o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.