Esperidião Amin pede sessão temática para discutir clima e desastres naturais
As mudanças climáticas, o fenômeno El Niño e os desastres naturais serão discutidos pelos senadores em uma sessão de debates temáticos. A proposta partiu do senador Esperidião Amin (PP-SC) que disse estar sensibilizado com o saldo da destruição provocada pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul no início de setembro. A tempestade provocou elevação das águas dos rios e já deixou 5 mil desabrigados, 20 mil desalojados além de 47 pessoas mortas.
Transcrição
O SENADOR ESPIRIDIÃO AMIN QUER QUE O PLENÁRIO DO SENADO FAÇA UMA SESSÃO TEMÁTICA PARA DISCUTIR AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, O FENÔMENO 'EL NIÑO' E OS DESASTRES NATURAIS.
DE ACORDO COM O SENADOR CATARINENSE, É PRECISO CRIAR ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR O AUXÍLIO HUMANITÁRIO DIANTE DA GRAVIDADE DESSAS SITUAÇÕES. REPÓRTER CESAR MENDES.
Cinco mil desabrigados, vinte mil desalojados e 47 pessoas mortas. Esse é o saldo da destruição provocada pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul no início de setembro. O desastre foi mais intenso no vale do rio Taquari, nas cidades de Muçum, Roca Sales e Lajeado, mas já atingiu também a capital do estado, Porto Alegre. Preocupado com a necessidade de atualizar medidas de prevenção e de proteção à população diante dos efeitos das mudanças climáticas, o senador Espiridião Amin, do PP de Santa Catarina, anunciou no plenário que vai apresentar um requerimento pedindo a realização de uma sessão temática para discutir o assunto. Ele disse que a motivação veio após a audiência pública na Comissão de Infra-estrutura em que os senadores ouviram a ministra do meio ambiente, Marina Silva. Amin lembrou que foi autor da proposta de criação de uma Comissão Especial que discutiu os efeitos do fenômeno climático El Niño no Senado 26 anos atrás.
'' Eu estou propondo, Sr. Presidente, uma sessão de debates, uma sessão temática sobre clima, El Niño e o Senado. E estou repetindo a minha história: no dia 15 de agosto de 1997, como Senador, eu pedi a criação de uma Comissão Especial para debater o fenômeno El Niño. A Comissão, Presidente, contou com a presença da Senadora Marina Silva e em outubro de 1997, menos de 90 dias da proposição e criação, apresentou um inventário de necessidades, especialmente de criação de medidas de prevenção e de conexão do pouco que o Brasil tinha em matéria de instrumentos para prevenir catástrofes ambientais.''
Na opinião do senador Amin, a intensidade e a frequência dos desastres climáticos nos dias atuais justificam a importância da realização do debate no plenário do Senado.
'' 26 anos depois, eu sinto que há necessidade de repetirmos, atualizarmos aquele trabalho, porque as circunstâncias climáticas mudaram para muito pior. ''
Sessões de debates temáticos são uma das cinco modalidades de sessão previstas pelo regimento do Senado para serem realizadas no plenário e são destinadas à discussão de questões relevantes de interesse nacional. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.