CAE aprova incentivos para contratação de pessoas com mais de 60 anos
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou incentivos fiscais para empresas que contratarem pessoas com 60 anos ou mais. O relator na CAE, Rodrigo Cunha (Podemos-AL), diz ser necessário adotar políticas públicas para combater e reverter a discriminação por idade. Se não houver pedido para nova votação no Plenário do Senado, a proposta (PL 4890/2019) seguirá para a análise da Câmara dos Deputados.

Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU INCENTIVOS FISCAIS PARA EMPRESAS QUE CONTRATAREM PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS.
SE NÃO HOUVER PEDIDO PARA NOVA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO, A PROPOSTA SEGUIRÁ PARA A ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O projeto de lei, que passou pelas comissões de Assuntos Sociais e de Assuntos Econômicos, diz que o empregador poderá deduzir da contribuição patronal sobre a folha o valor de um salário mínimo para cada semestre de contrato de trabalho de funcionário com 60 anos ou mais. O relator na CAE, Rodrigo Cunha, senador do Podemos de Alagoas, diz ser necessário adotar políticas públicas para combater e reverter a discriminação por idade.
O emprego dos trabalhadores mais velhos é um dos temas centrais do trabalho no século XXI, notadamente em face do envelhecimento das populações e das consequentes pressões sobre os sistemas de saúde e de seguridade social.
A proposta prevê ainda que quem contratar pessoa com 60 anos ou mais poderá deduzir da base de cálculo da CSLL, que é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, o total da remuneração do empregado. Os incentivos terão a duração de cinco anos. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.