Debatedores destacam importância da construção da Ferrogrão — Rádio Senado
Audiência pública

Debatedores destacam importância da construção da Ferrogrão

Parlamentares e entidades do agronegócio e logística defenderam a implementação do projeto e início das obras da ferrovia Ferrogrão. Eles participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR). A linha com mais de novecentos quilômetros de extensão foi projetada para escoar a produção de grãos da região de Sinop, em Mato Grosso ao porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará, mas o projeto foi contestado na Justiça

REQ 16/2023 - CDR

01/09/2023, 11h14 - ATUALIZADO EM 01/09/2023, 11h15
Duração de áudio: 02:52
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
DEBATEDORES DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DA FERROGRÃO ASSUNTO FOI DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPÓRTER PEDRO PINCER Parlamentares e entidades do agronegócio e logística defenderam a implementação do projeto e início das obras da ferrovia Ferrogrão. Eles participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional. A linha com mais de novecentos quilômetros de extensão foi projetada para escoar a produção de grãos da região de Sinop, em Mato Grosso ao porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará, mas o projeto foi contestado na Justiça e está em discussão desde 2021 no Supremo Tribunal Federal, em razão de uma ação direta de inconstitucionalidade, movida pelo PSol. O partido questiona a alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, que está entre os municípios de Sinop e Itaituba. A ferrovia faz parte do novo Plano de Aceleração do Crescimento, ainda que a depender de condicionalidades relacionadas ao meio ambiente. O senador Zequinha Marinho, do Podemos do Pará, afirma que as faixas de domínio da Ferrogrão e da BR-163 estão fora dos limites do Parque Nacional.  Pela Lei 3452, elas saíram, está desafetado esse negócio, não tem problema de desmatamento, a ferrovia será construída na mesma faixa da rodovia, que está lá há quase 50 anos, não vejo absolutamente nenhum empecilho do ponto de vista ambiental, até porque quando eu tiro de uma só vez 400 motores queimando o combustível fóssil, jogando o CO2 no ar e boto só 12, a diferença aí é violenta, né? Para os convidados, a ferrovia é fundamental para consolidar o corredor ferroviário de exportação pelo chamado Arco Norte. A redução dos custos logísticos é estimada em R$ 6 bilhões por tonelada a cada ano. O alívio nas condições de tráfego na BR-163, a geração de emprego e o incremento da competição com mais alternativas para os fluxos de cargas estão entre as vantagens que a construção da Ferrogrão poderia trazer.  O custo econômico, ambiental e  social de não construir a ferrovia  seria grande, por conta do histórico de atividades como grilagem de terra, garimpo ilegal, tráfico de drogas e prostituição. É o que explica o presidente da Associação dos Terminais Portuários da Bacia Amazônica, Flávio Acatauassú Se você faz a opção de jogar uma ferrovia pelo menos de um lado de uma rodovia dessa, dentro da faixa de domínio, você já mitiga de cara 50% dos malefícios que são inevitáveis num processo de desenvolvimento dentro de um bioma deste tipo. Também participaram do debate representantes da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e da Estação da Luz Participações. Da Rádio Senado, Pedro Pincer 

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