STF determina que poder público atenda população em situação de rua e Senado analisa inclusão desse grupo no Censo — Rádio Senado
Direitos Humanos

STF determina que poder público atenda população em situação de rua e Senado analisa inclusão desse grupo no Censo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que municípios, estados e a União deem segurança social e dos bens à população em situação de rua. O ministro ainda exigiu a apresentação em 120 dias pelo governo federal de um plano de ação e monitoramento para a efetiva implementação da Política Nacional para a População de Rua, criada por decreto em 2009. No Senado, projeto do senador Fabiano Contarato (PT-ES) já aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) obriga a inclusão dessa população nos Censos do IBGE (PL 4498/2020).

26/07/2023, 15h47 - ATUALIZADO EM 26/07/2023, 17h57
Duração de áudio: 01:49
istockphoto.com

Transcrição
LOC: O MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DETERMINOU QUE MUNICÍPIOS, ESTADOS E A UNIÃO TOMEM PROVIDÊNCIAS PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. LOC: NO SENADO, UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS OBRIGA A INCLUSÃO DESSA POPULAÇÃO NOS CENSOS PERIÓDICOS ORGANIZADOS PELO IBGE. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que municípios, estados e a União deem segurança social e dos bens à população em situação de rua.  A partir de ação movida pelo partido PSOL e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o ministro ainda exigiu a apresentação em 120 dias pelo governo federal de um plano de ação e monitoramento para a efetiva implementação da Política Nacional para a População de Rua, criada por decreto em 2009. No Senado, um projeto aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e que aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça obriga a inclusão da população de rua nos Censos periódicos do IBGE. A proposta é de autoria do senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, e contou na CDH com relatoria do presidente da comissão, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. Paim afirma que a questão é complexa, mas deve ser debatida. Paulo Paim - A falta de políticas públicas expõe a população de rua a uma situação humilhante, dificultando ainda mais o caminho do reencontro com a autoestima e com a dignidade ao longo da sua vida. Sabemos que as causas do problema são estruturais e que a solução passa pela adoção de uma política econômica e social centrada na geração de emprego, renda e bem-estar social. O IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em pesquisa de 2022, apontou que pelo menos 280 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00