Grupo de relacionamento com os Brics define plano de trabalho — Rádio Senado

Grupo de relacionamento com os Brics define plano de trabalho

O Grupo Parlamentar de Relacionamento com os Brics se reuniu nesta quarta-feira (21) para definir o plano de trabalho do colegiado e realizar audiência pública para debater o projeto da hidrovia do Arco Norte, logística de transporte que tem o objetivo de diminuir a demanda dos portos da região Sudeste e aproximar produtores nacionais.

21/06/2023, 17h13 - ATUALIZADO EM 21/06/2023, 17h24
Duração de áudio: 02:26
gov.br/dnit/

Transcrição
O GRUPO PARLAMENTAR DE RELACIONAMENTO COM OS BRICS DEFINIU O PLANO DE TRABALHO. O COLEGIADO TAMBÉM PROMOVEU UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER O PROJETO DA HIDROVIA DO ARCO NORTE. MAIS DETALHES COM GABRIELA PEREIRA. Integrantes do Grupo de Relacionamento com o Brics se reuniram para aprovar o plano de trabalho do colegiado e realizar uma audiência pública para debater os investimentos para a hidrovia do Arco Norte e a inclusão da BR-210 no projeto. A hidrovia do Arco Norte é uma logística de transporte que tem como objetivo diminuir a demanda nos portos da região Sudeste, aproximar produtores nacionais e fomentar a economia dos estados envolvidos na obra. O presidente do colegiado, senador Irajá, do PSD de Tocantins, falou sobre a importância do debate.  A implementação da nossa hidrovia do arco norte por muitos conhecido como a nossa hidrovia da bacia do Rio Tocantins, do Rio Araguaia, que será, sem dúvida nenhuma o nosso Mississipi do Brasil, não é? Hoje o mercado americano praticamente escoa quase 90% da produção pelo Rio Mississipi, que é o modal mais barato, e o Brasil tem um Mississipi brasileiro que hoje ainda não está sendo explorado. Portanto, essa obra viabilizada, ministro, nós teremos um Mississippi do Brasil, portanto, tornaria o nosso país muito mais competitivo. E o custo do nosso produto, muito mais viável também para o consumidor brasileiro e também para as nossas exportações.  Já a senadora Tereza Cristina, do PP do Mato Grosso do Sul, falou sobre a necessidade de investir em hidrovias para melhorar o escoamento de produtos. Então as nossas rodovias não aguentam esse transporte, não é? Isso é caro para o Brasil. Isso é ruim para o meio ambiente.Transportar tudo no modal rodoviário. Então, nós precisamos desse multimodal aí utilizando rodovia, hidrovia e ferrovia, né? Com isso, nós ganharemos em agilidade. Ganharemos em preços, né? Seremos mais competitivos e também no meio ambiente.  Atualmente, as hidrovias são responsáveis por apenas 6% do escoamento de grãos no Brasil. O Arco Norte passa pelas regiões centro-oeste, norte e nordeste e foi criado com o objetivo de amenizar a superlotação dos portos da região sudeste. A perspectiva é que o estado do Mato Grosso escoe 50% da soja produzida pela hidrovia do Arco Norte em 2023. Sob a supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Gabriela Pereira.

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