Maioria dos brasileiros concorda com lei para regular fake news
O Instituto Data Senado divulgou pesquisa a respeito de notícias falsas veiculadas nas plataformas digitais. Pelo levantamento, 80% dos brasileiros acreditam que uma lei específica pode diminuir a quantidade de desinformação nas plataformas. O senador Angelo Coronel (PSD/BA) foi relator do projeto que regulamenta as redes sociais (PL 2630/2020). A pesquisa está disponível em https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado.

Transcrição
DATA SENADO DIVULGA PESQUISA SOBRE FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS.
SEGUNDO O LEVANTAMENTO, MAIORIA DOS ENTREVISTADOS ACREDITA QUE LEI SOBRE O TEMA PODE DIMINUIR A DESINFORMAÇÃO NAS PLATAFORMAS. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
O Instituto de Pesquisa DataSenado ouviu 2.068 entrevistados a respeito de notícias falsas veiculadas nas plataformas digitais. Os dados mostram que 72% dos brasileiros estão preocupados com a quantidade de notícias falsas divulgadas nas redes. Sobre o conteúdo postado, a maioria concorda que as redes sociais influenciam a opinião das pessoas e que notícias falsas ganham mais visibilidade do que as verdadeiras. O levantamento revela que 80% dos entrevistados são favoráveis à aprovação de uma lei específica de combate às fake news para diminuir a quantidade de notícias falsas no ambiente virtual. O senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, foi relator do projeto que vai regulamentar as redes sociais.
Angelo Coronel - As redes sociais hoje é um vetor de informação muito importante. E evidentemente se a gente não banir nas redes sociais postagens falsas e também postagens feitas por pessoas anônimas não teremos condições nem ferramentas para combater as fake news por isso que é importante a aprovação desse projeto para vedar contas anônimas e que tenhamos regulação pra tirar do ato de imediato postagem que venha denegrir a imagem de alguém.
O projeto de regulação das redes já foi aprovado pelos senadores e agora está na Câmara dos Deputados à espera de um acordo para votação. Para consultar a pesquisa completa acesse www.senado.leg.br/datasenado. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.