Anúncios de vencedores do Programa Jovem Senador serão divulgados nas escolas
O Programa Jovem Senador, que seleciona 27 estudantes de cada estado e do Distrito Federal para uma experiência legislativa no Senado, inova na forma de anunciar os ganhadores desse ano. Cada estudante receberá uma caixa especial, em um evento com toda direção e comunidade escolar. A Semana de Vivência Legislativa acontecerá entre 21 a 25 de agosto, em Brasília.
Transcrição
LOC: PROGRAMA JOVEM SENADOR, QUE SELECIONA ESTUDANTES PARA UMA SEMANA DE EXPERIÊNCIAS NO SENADO FEDERAL, INOVA NA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS EM 2023.
O RESULTADO SERÁ DIVULGADO EM CADA ESCOLA, COM UM COMUNICADO PARA TODA A COMUNIDADE, DE FORMA A INCENTIVAR OS ALUNOS A PARTICIPAREM NOS PRÓXIMOS ANOS. REPÓRTER CAROLTEIXEIRA.
O Programa Jovem Senador seleciona um ganhador para representar cada estado e o Distrito Federal durante uma semana de atividades legislativas no Senado Federal. Uma das novidades do projeto nesse ano é a forma de anúnico dos vencedores. Cada estudante receberá uma caixa especial, criada exclusivamente para a ocasião, comunicando que ele ganhou o concurso e participará das atividades em Brasília. A revelação ocorrerá nas escolas dos estudantes, contando com a participação da direção e de toda a comunidade escolar. O coordenador de gestão de eventos do Senado, Francisco Etelvino Biondo, ressaltou que essa maneira pública de revelação serve para incentivar outros alunos a participarem do concurso nos anos seguintes.
Os diretores estão sendo incentivados a realizar um grande momento de forma a haver mais mobilização dos alunos em torno do concurso. E esse com certeza vai ser um momento de festa na escola por um dos alunos daquele município, daquela escola terem a oportunidade de virem vivenciar a experiência de Jovem Senador.
Os nomes de todos os ganhadores só serão divulgados quando os futuros jovens senadores já tiverem recebido a caixa especial. Os 27 jovens passarão pelo processo de discussão e elaboração de sugestões legislativas entre 21 a 25 de agosto. Eles irão simular todo o processo legislativo, começando com a posse e eleição da Mesa e terminando com a aprovação dos projetos. Esses projetos, se forem acatados pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, seguirão para discussão e votação no Senado tal como as propostas apresentadas pelos senadores. Sob a supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Carol Teixeira.