Senado deve ter Frente Parlamentar de relacionamento com o BRICS
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou a criação de uma Frente Parlamentar de Relacionamento com o BRICS, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (PRS 11/2023). O relatório do senador Cid Gomes (PDT-CE) aponta que os 5 países concentram cerca de 20% do comércio mundial.

Transcrição
A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU A CRIAÇÃO DE UMA FRENTE PARLAMENTAR DE RELACIONAMENTO COM O BRICS.
A PROPOSTA SEGUE AGORA PARA ANÁLISE DO PLENÁRIO DO SENADO. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou a criação de uma Frente Parlamentar de Relacionamento com o BRICS, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A proposta do senador Irajá, do PSD do Tocantins. O relatório do senador Cid Gomes, do PDT do Ceará, foi lido pelo senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul.
Mourão - Esses 5 países emergentes que compõe o bloco respondem por mais de 40 por cento da população e quase 20 por cento do comércio mundiais. Apesar de não contarem com documento constitutivo e se agregarem por vontade política, dadas suas características em comum, os Brics ao longo dos anos, permitiu a cooperação dos mais diversos setores entre seus participantes.
O BRICS possui um banco de desenvolvimento que atualmente é liderado pelo Brasil, sob a direção da ex-presidente Dilma Rousseff. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.