Cleitinho propõe criação de guarda escolar para diminuir violência nas escolas
O senador Cleitinho (Republicanos-MG) apresentou projeto (PL 2052/2023) que prevê a criação da guarda escolar ou de segurança armada nas instituições de ensino, escolas e creches da rede pública e privada. De acordo com o senador, a recente ocorrência de atentados no ambiente escolar evidencia a falta de segurança pública. Na avaliação de Cleitinho, a guarda escolar vai coibir ações violentas e evitar tragédias.
Transcrição
UM PROJETO DE LEI APRESENTADO NO SENADO PREVÊ A CRIAÇÃO DA GUARDA ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS E PRIVADAS.
A PROPOSTA É DO SENADOR CLEITINHO E TEM A INTENÇÃO DE COIBIR A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. REPÓRTER GABRIELA PEREIRA.
O Brasil registrou 5 ataques com mortes em escolas entre 2022 e 2023. Os casos mais recentes aconteceram no final de março e no começo de abril deste ano. Um ataque deixou uma professora morta em São Paulo, nove dias depois, outro ataque, desta vez em Blumenau, Santa Catarina, terminou com 4 crianças mortas e mais 4 feridas. Diante do crescimento da violência armada nos ambientes escolares, o senador Cleitinho, do Republicanos de Minas Gerais, apresentou um projeto de lei que prevê a criação da guarda escolar ou segurança armada nas instituições de ensino públicas e privadas.
O senador afirmou que essa violência evidencia a falta de segurança pública, e que a medida apresentada vai coibir os ataques e evitar as tragédias nas instituições de ensino, garantindo a segurança de crianças e adolescentes.
Que isso possa trazer segurança para as escolas e é só vocês entenderem o seguinte, esse terrorista entra em quartéis? Não entra de jeito nenhum, porque lá porque lá tem segurança. Então, o que que a gente tá fazendo? Colocando segurança dentro das escolas que eu quero ver qual terrorista que vai entrar dentro das escolas. O que mais me motivou ainda entrar aqui dentro do Senado e toda segurança armada que tem aqui dentro, aqui para, para os políticos e o maior patrimônio que a gente tem, que é os professores, que as crianças não têm segurança nenhuma, então é mais do que justo a gente colocar segurança dentro das escolas.
O assunto já vem sendo debatido no Senado Federal. A Comissão de Educação, por exemplo, está fazendo uma série de aiudiências públicas para discutir as causas e as formas de evitar a violência nas escolas. O presidente da comissão, senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, falou sobre a importância de preservar a saúde mental dos alunos.
Gerar saúde mental. Quais atividades escolares podem gerar proporcionar saúde mental? Então, sem dúvida alguma a gente coloca na ponta disso atividades coletivas, né? Esporte, teatro, música, dança, coisas prazerosas para o aluno, coisas que eles gostam de fazer, trabalhar em grupo.
De acordo com a propota do senador Cleitinho, a prestação do serviço de segurança deve acontecer durante o expediente escolar. O projeto será analisado pelas comissões do Senado. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Gabriela Pereira.