Com foco em ações de combate à discriminação, Congresso instala Frente Antirracismo
A Frente Parlamentar Mista Antirracismo foi instalada nesta terça-feira (11). O objetivo é promover debates e iniciativas em defesa da igualdade racial, além de acompanhar políticas e ações de combate ao racismo. O grupo conta até o momento com 147 integrantes, sendo 36 senadores e 111 deputados. O senador Paulo Paim (PT-RS) foi escolhido coordenador da Frente no Senado. A deputada Dandara (PT-MG) é a coordenadora na Câmara.
Transcrição
FOI INSTALADA NO CONGRESSO NACIONAL A FRENTE PARLAMENTAR MISTA ANTIRRACISMO.
O OBJETIVO DO GRUPO É PROMOVER DEBATES EM DEFESA DA IGUALDADE RACIAL E ACOMPANHAR POLÍTICAS DE COMBATE AO RACISMO. REPÓRTER BIANCA MINGOTE.
A Frente Parlamentar Mista Antirracismo é o primeiro grupo com essa temática instalado no Congresso Nacional. Por esse motivo, o autor da iniciativa, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, definiu o 11 de abril de 2023 como um dia que entrará para a história. O objetivo do grupo é promover debates e iniciativas sobre políticas públicas em defesa da igualdade racial, além de acompanhar políticas e ações de combate ao racismo e à desigualdade. Até o momento, a Frente conta com 147 integrantes, sendo 36 senadores e 111 deputados, se consolidando como a maior Frente Mista já criada, de acordo com o senador Paulo Paim, que foi escolhido para ocupar a cadeira de coordenador da Frente no Senado, tendo como vice a senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte. Já na Câmara serão coordenadora e vice, respectivamente, as petistas Dandara, de Minas Gerais, ao lado de Carol Dartora, do Paraná. Paulo Paim afirmou que a atuação do grupo será pautada pela luta a favor da igualdade entre os brasileiros:
Esta frente ela vai se debruçar sobre as políticas humanitárias, é só isso que nós queremos, combater toda forma de racismo e preconceito, estarmos juntos na formulação de políticas públicas com o governo Lula. Cuidar da humanidade, precisa ser o compromisso diário de todos e de todas. O mundo está doente, precisamos fortalecer a cada dia as políticas humanitárias, repito a generosidade, o respeito, o amor ao próximo, fazer o bem sem olhar a quem. Esperamos nós que as lágrimas dos inocentes feridos, pelo racismo, até de morte, sejam substituídas pelo sorriso da fraternidade, da solidariedade e da igualdade.
O evento de instalação da Frente Antirracismo também contou com a participação da deputada federal Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro, única mulher a participar da mesa diretora da Assembleia Nacional Constituinte, e de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, que destacou a importância da representação negra no parlamento brasileiro. Representantes de outros ministérios como o do Trabalho, da Justiça, das Mulheres e dos Direitos Humanos também registraram presença. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Bianca Mingote.