Flávio Arns propõe criação da Subcomissão da Pessoa Idosa
O senador Flávio Arns (PSB-PR) quer criar a Subcomissão da Pessoa Idosa. Com atuação ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o colegiado vai propor ações em defesa dos direitos e da inclusão dos idosos, além de fiscalizar e acompanhar programas governamentais voltados para essa parcela da população.
Transcrição
FLÁVIO ARNS PROPÕE CRIAÇÃO DA SUBCOMISSÃO DA PESSOA IDOSA.
ESSE SEGMENTO DA SOCIEDADE SOMA CERCA DE TRINTA MILHÕES DE CIDADÃOS. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
O senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, apresentou requerimento para que seja criada a Subcomissão Permanente da Pessoa Idosa. Ele afirmou que o colegiado vai tratar de temas sociais voltados para essa faixa etária da população, como habitação, saúde, previdência e moradia. Com atuação ligada à Comissão de Assuntos Sociais, a subcomissão deverá propor ações para promover a defesa dos direitos e da inclusão desse segmento cada vez mais numeroso no país, conforme apontou o senador Arns:
Flávio Arns - É um debate muito importante porque a população, felizmente, vem tendo uma expectativa de vida muito maior. Nós temos atualmente um percentual bastante grande de pessoas idosas no Brasil, que pode chegar inclusive a quinze por cento, o que significaria de vinte a trinta milhões de brasileiros. Em 2050, essa expectativa desse grupo podendo ir a cinquenta milhões de pessoas idosas no Brasil.
A subcomissão terá ainda a missão de fiscalizar e acompanhar programas governamentais relativos aos direitos da pessoa idosa. Flávio Arns afirmou que o colegiado vai funcionar pelos próximos dois anos e será um espaço para mostrar a atenção do Senado com as necessidades dessa faixa etária. Ele observa que o processo de envelhecimento populacional é considerado uma das transformações sociais mais importantes do século XXI.
Flávio Arns - Nós temos que nos preparar pra atender bem o cidadão brasileiro que vai envelhecendo e que tem que ter políticas públicas adequadas, representações que permitam a toda sociedade refletir o que é importante, orçamento em todas as áreas.
O senador ainda destacou que a criação da subcomissão segue recomendações do relatório do Centro de Estudos e Debates Estratégicos, da Câmara dos Deputados, sobre o necessário engajamento do Congresso Nacional na demanda do envelhecimento da população brasileira. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.