Projeto cria homenagem para ações sociais e religiosas baseadas na filantropia
O plenário do Senado vai votar o projeto de resolução (PRS 2/2023), de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que cria a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren para homenagear ações sociais ou religiosas que tenham destaque na área da filantropia. A senadora disse que, muitas vezes, em comunidades carentes, o amparo religioso é decisivo para que seja possível reunir forças e seguir em frente.
Transcrição
PLENÁRIO DO SENADO VOTA PROJETO QUE PREVÊ CRIAÇÃO DE COMENDA PARA HOMENAGEAR ATOS DE FILANTROPIA.
A MEDIDA BUSCA RECONHECER AÇÕES SOCIAIS E RELIGIOSAS QUE AMPARAM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. REPÓRTER GABRIELA PEREIRA.
O projeto de resolução apresentado pela senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, cria a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, para homenagear ações sociais e religiosas que tenham destaque no campo da filantropia.
Os dois missionários suecos chegaram ao Brasil em 1910, com o objetivo de pregar o evangelho. Após passarem seis meses no Pará, os jovens fundaram a igreja Missão da Fé, que em 1918 passou a ser chamada de Assembléia de Deus. De acordo com a senadora, a chegada dos dois iniciou um movimento de alteração religiosa e social no país, principalmente entre as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Eliziane ressaltou que o Brasil é um país marcado pela pobreza e miséria e que o amparo religioso é decisivo em comunidades carentes, e falou sobre a importância de homenagear pessoas que cederam parte do seu tempo para servir a população.
Como uma forma de homenagem, a homens e mulheres brasileiros que, em nome da fé, promoveram a justiça, a paz e a solidariedade no Brasil. Então eu acho que é um momento muito importante da gente criar essa medalha nacional, onde todos os senadores e também os demais outros parlamentares e os líderes eclesiásticos evangélicos do Brasil, poderão acompanhar essas homenagens aqui no Congresso Nacional.
O relator do projeto, senador Zequinha Marinho, do PL do Pará, também falou sobre o papel das ações sociais e da filantropia praticadas por instituições religiosas.
As ações religiosas e sociais na área da filantropia é reconhecer o papel da igreja nessa área assistencial e de amparo às pessoas que mais necessitam.
De acordo com Eliziane, a homenagem tem o objetivo de reconhecer histórias de fé, de luta e de dedicação, além de incentivar ações sociais. A Comenda será concedida de forma anual, pela Mesa do Senado Federal. Poderão ser homenageadas até três pessoas físicas ou jurídicas. A escolha dos homenageados será feita pelo do Conselho da Comenda, composto por um parlamentar de cada partido político com assento no Senado. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Gabriela Pereira.