Indígenas e afro-brasileiros devem ter prioridade ao Fundo Nacional de Cultura
O Fundo Nacional de Cultura (FNC) deverá, em sua distribuição, dar prioridade a projetos que tratam de elementos tradicionais da cultura nacional e dos povos indígenas e afrodescendentes. Proposta com esse objetivo (PL 2098/2019) foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A relatora, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), afirma que é necessário conhecer a cultura tradicional para que se pautem ações futuras.
Transcrição
PROJETOS DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS, POVOS INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES DEVEM TER PRIORIDADE NO FUNDO NACIONAL DE CULTURA.
A PROPOSTA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
Projetos de populações indígenas e de afrodescendentes que tratem de elementos considerados tradicionais e das raízes da cultura nacional devem ter prioridade no Fundo Nacional de Cultura. Proposta com esse objetivo foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A relatora, senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, ressaltou que a proposta faz justiça e resgata parte da história brasileira.
(Zenaide Maia): Sem a Cultura nós não sabemos de onde viemos, onde estamos e onde queremos chegar. Isso aqui é muito meritório esse projeto. Porque a nossa cultura tem tudo a ver com essas raízes africanas, indígenas que a gente tem.
O presidente da Comissão de Educação, senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, afirmou que o projeto coloca em destaque elementos que são formadores da identidade cultural nacional.
(Flávio Arns): E pela importância dessa valorização das culturas que constituem as raízes, as bases da nossa cultura brasileira.
O projeto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.