Pesquisa DataSenado: Saúde é a maior preocupação da população
A saúde é o que mais preocupa 26% da população, segundo a pesquisa do DataSenado “Panorama político - Opiniões sobre democracia, sociedade e prioridades do cidadão em um contexto pós-eleitoral”. Entre as pessoas de menor escolaridade e renda, o percentual chega a 34% e 30%, respectivamente. Na avaliação da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), os dados indicam a necessidade de mais investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa completa está disponível aqui.
Transcrição
PEQUISA DO DATASENADO APONTA QUE A MAIOR PREOCUPAÇÃO DAS PESSOAS É COM A SAÚDE.
NA OPINIÃO DA SENADORA ZENAIDE MAIA, O LEVANTAMENTO REVELA A NECESSIDADE MAIS INVESTIMENTOS NO SUS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES.
A pesquisa do DataSenado “Panorama político - Opiniões sobre democracia, sociedade e prioridades do cidadão em um contexto pós-eleitoral”, realizada logo após as eleições de 2022 e divulgada em fevereiro, revela que a saúde continua sendo a maior preocupação das pessoas. Nos últimos 10 anos da pesquisa a saúde sempre foi o tema que mais preocupou os brasileiros, exceto entre 2014 e 2016. Em 2021, com a pandemia, o índice teve um pico e chegou a 45%. Nesta pesquisa, 26% dos entrevistados manifestaram a preocupação, percentual que aumenta nas populações de menor escolaridade e renda. A saúde preocupa 34% dos que têm nível fundamental, 20% dos com nível médio e 16% daqueles com nível superior. Já em relação à renda, a saúde preocupa 30% das pessoas que ganham até R$ 2.500, e o percentual cai para 14% para quem recebe mais de R$ 6mil. Na avaliação da senadora e médica Zenaide Maia, do PSD potiguar, os dados apontam o rumo da atuação parlamentar.
O resultado desta pesquisa do DataSenado nos mostra a importância de termos um olhar diferenciado para a saúde pública, pois a preocupação com a saúde cresce nas famílias de renda mais baixa, que dependem totalmente do SUS. Então nós, parlamentares, temos que lutar por mais recursos para o SUS, pelo fortalecimento da rede pública e pela valorização salarial dos profissionais de saúde. Nós queremos ver o piso sendo pago para a enfermagem. E queremos atender o desejo dessas famílias que têm a saúde hoje como a principal preocupação.
Depois da saúde, os temas que mais preocupam os brasileiros são corrupção, 17% dos entrevistados; educação, 15% e custo de vida, 14%. A pesquisa completa está disponível no site do senado. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.