Hiran Gonçalves, eleito por Roraima, vai se dedicar às pautas de saúde, infraestrutura e agricultura familiar — Rádio Senado
Nova Legislatura

Hiran Gonçalves, eleito por Roraima, vai se dedicar às pautas de saúde, infraestrutura e agricultura familiar

Eleito deputado federal em 2014 e 2018, o médico Hiran Gonçalves (PP-RR) atuou na Câmara dos Deputados em pautas de defesa da saúde e disse que vai manter no Senado o compromisso com a medicina e com a vida. Além disso, destacou que pretende aperfeiçoar obras de infraestrutura em seu estado e se dedicar às áreas do agronegócio e da agricultura familiar. Caso o Programa Mais Médicos seja retomado, Hiran Gonçalves ressalta que irá defender aperfeiçoamentos na política pública, como uma remuneração adequada, o estímulo à interiorização e ao trabalho em áreas remotas.

09/01/2023, 19h49 - ATUALIZADO EM 31/01/2023, 18h38
Duração de áudio: 02:12
Agência Câmara

Transcrição
HIRAN GONÇALVES, SENADOR ELEITO POR RORAIMA, VAI SE DEDICAR ÀS PAUTAS DE SAÚDE E AGRICULTURA FAMILIAR NO SENADO FEDERAL. O SENADOR TAMBÉM AFIRMA QUE PRETENDE APERFEIÇOAR OBRAS DE INFRAESTRUTURA EM SEU ESTADO. REPÓRTER BIANCA MINGOTE. O médico Hiran Gonçalves, do Progressistas de Roraima, foi deputado federal por dois mandatos seguidos, de 2014 a 2022. Na Câmara dos Deputados, se dedicou à defesa da saúde e foi presidente da Comissão de Seguridade Social e Família e da Frente Parlamentar Mista da Medicina, onde defendeu pautas como o aumento do financiamento do Sistema Único de Saúde, o SUS, e o maior acesso das pessoas aos tratamentos de doenças de alta complexidade. Ele foi relator da lei que derrubou o chamado “rol taxativo” da Agência Nacional de Saúde Suplementar, obrigando planos de saúde a arcarem com tratamentos fora da lista de referência básica da ANS. Ele foi ainda co-autor da lei que transfere terras do domínio da União para os estados de Roraima e Amapá. Como senador, disse que pretende se dedicar às áreas de saúde e agricultura familiar, além de aperfeiçoar obras de infraestrutura em seu estado. Segundo Gonçalves, o Brasil tem mais de 70%, de um total de meio milhão de médicos, concentrados em Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Ele destacou a importância do Mais Médicos, que em 2019 foi substituído pelo Médicos pelo Brasil, na atuação de médicos no interior do País, mas defende aperfeiçoamentos no programa. A gente não tem nenhum problema em implementar o Mais Médicos. Desde que seja com uma regulamentação trabalhista mais adequada para o médico, uma remuneração adequada, com estímulo à interiorização, com estímulo a trabalhar em áreas remotas, em áreas indígenas e também que os médicos que vêm do exterior – sejam habilitados através do Revalida. Porque quando nós temos médicos bem avaliados, nós estamos salvaguardando e preservando as boas práticas que vão arredondar numa prestação de serviço médico de maior qualidade lá na ponta para as pessoas que mais precisam. Hiran Gonçalves vai assumir o mandato como senador em 1º de fevereiro de 2023 e pretende fazer parte da Comissão de Assuntos Sociais, por onde passa a maior parte dos projetos que tratam de saúde pública. Sob a supervisão de Roberto Fragoso, da Rádio Senado, Bianca Mingote.

Ao vivo
00:0000:00