Sul elege Sérgio Moro, Jorge Sief e Hamilton Mourão
O Rio Grande do Sul elegeu o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, do Republicanos, como o novo senador pelo estado com 44% dos votos. No Paraná, venceu a disputa o ex-juiz Federal Sérgio Moro, do União Brasil, com 33% dos votos. Ele afirmou que pretende recuperar o protagonismo do Paraná na vida política. Em Santa Catarina, foi eleito Jorge Seif, do PL, com 39% dos votos. O ex-secretário de Aquicultura e Pesca no Governo Bolsonaro declarou que suas portas vão estar abertas para o povo catarinense, independente de partidarismo
Transcrição
O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, HAMILTON MOURÃO, FOI ELEITO SENADOR PELO RIO GRANDE DO SUL. EM SANTA CATARINA, VENCEU A DISPUTA JORGE SIEF, EX-SECRETÁRIO DE AQUICULTURA E PESCA DE BOLSONARO.
O PARANÁ ELEGEU O EX-JUIZ FEDERAL SÉRGIO MORO COMO REPRESENTANTE. A REPÓRTER MARCELLA CUNHA TEM OS DETALHES.
O Rio Grande do Sul elegeu o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, como o novo senador pelo estado. Filiado ao Republicanos, o General do Exército recebeu 44% dos votos. Durante a campanha, ele defendeu que pretende auxiliar o Executivo a recuperar o controle do orçamento. Já no Paraná, venceu a disputa Sérgio Moro, do União Brasil, com 33% dos votos. O ex-juiz federal ficou conhecido nacionalmente ao atuar na Operação Lava Jato e condenar, em primeira instância o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2021, a decisão foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal. Moro também foi ministro da Justiça no Governo Bolsonaro. Ele lamentou a ausência de apoio durante a campanha para o Senado, mas garantiu que teve ao seu lado a confiança dos paranaenses.
A gente teve poucos aliados políticos, mas os aliados políticos que nos tivemos foram muito valorosos. E a aliança principalmente com o cidadão. E a gente percorreu todo o Paraná, fomos às ruas. Fomos as cidades, campos, lojas, empresas e foi excepcional a recepção do paranaense. E podem ter certeza a gente vai honrar cada voto e representar toda a população paraense. E vamos ser uma voz importante no senado recuperando o protagonismo no Senado e o protagonismo do Paraná na vida política.
Em Santa Catarina, venceu a disputa para o Senado Jorge Seif, do PL, com 39% dos votos. Ele foi secretário de Aquicultura e Pesca no Governo Bolsonaro, de quem recebeu apoio durante a campanha. Sua família atua na área de pesca industrial no estado. Ao vencer, Seif declarou que suas portas vão estar abertas para o povo catarinense, independente de partidarismo. Da Rádio Senado, Marcella Cunha