23 homens e 4 mulheres são eleitos para o Senado
Dos 27 eleitos para assumirem o Senado no ano que vem, 23 são homens e 4 são mulheres. Quatro deles conseguiram a reeleição e três voltam ao Senado. Nove partidos elegeram representantes que vão assumir vagas em 2023.
Transcrição
QUATRO MULHERES E VINTE E TRÊS HOMENS FORAM ELEITOS PARA O SENADO.
QUATRO FORAM REELEITOS E NOVE PARTIDOS ELEGERAM REPRESENTANTES. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
Dos 27 eleitos para assumirem o Senado no ano que vem, 23 são homens e quatro são mulheres: Tereza Cristina, do PP de Mato Grosso do Sul; Professora Dorinha, do União Brasil do Tocantins; Teresa Leitão, do PT de Pernambuco e Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, que apontou algumas das prioridades de seu futuro mandato.
(Damares): O Senado vai ter que se debruçar sobre os grandes debates, a reforma administrativa, a reforma econômica, mas todo mundo sabe que eu estou indo pra fazer uma discussão sobre as leis penais, sobre a reforma do código penal, e essa grande aliança que sempre tenho falado sobre as crianças no Brasil
Quatro senadores foram reeleitos: Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá; Omar Aziz, do PSD do Amazonas; Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso e Otto Alencar, do PSD da Bahia. Cleitinho, do PSC de Minas Gerais, é o senador eleito mais novo, com 40 anos de idade. 9 partidos elegeram senadores em 2022. O PL terá oito representantes; o União Brasil, 5; o PT, 4; o Progressistas, 3; o Republicanos, o PSD 2 cada. Já o MDB, o PSC e o PSB elegeram um candidato. Três senadores eleitos já tiveram um mandato: Wilder Morais, do PL de Goiás; Magno Malta, do PL do Espírito Santo; e Wellington Dias, do PT do Piauí. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.