Dia Nacional do Documentário Brasileiro é comemorado em 7 de agosto
7 de agosto é o dia nacional do documentário brasileiro. A data homenageia o cineasta Olney São Paulo, que foi preso e torturado durante a ditadura militar. Nos seus 26 anos de história, a TV Senado produziu 90 documentários. A jornalista e produtora de documentários, Lorena Maria, ressaltou a importância desse tipo de produção na história do cinema brasileiro e da TV Senado.
Transcrição
O DIA NACIONAL DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO É COMEMORADO EM 7 DE AGOSTO.
O GÊNERO TEM GRANDE RELEVÂNCIA EM PRODUÇÕES QUE ABORDAM ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL. REPÓRTER BIANCA MINGOTE.
Impactar, comover, analisar fatos e explorar a realidade para contar histórias são alguns elementos presentes na produção de documentários. E 7 de agosto é o Dia Nacional do Documentário Brasileiro. A data se refere ao nascimento do cineasta Olney São Paulo, um grande nome do cinema nacional, que foi preso e torturado durante a ditadura militar, retratada numa produção da TV Senado. Lançado em junho de 2015, o documentário "Em Busca da Verdade" retrata as graves violações de direitos humanos que ocorreram no período e que foram investigadas pela Comissão Nacional da Verdade e por uma subcomissão do Senado. A produção dos jornalistas Deraldo Goulart e Lorena Maria conquistou o 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Lorena Maria destacou a relevância dos documentários na história do cinema brasileiro e da própria TV Senado.
O Senado Federal é esse grande produtor da história nacional. É ali que tem os embates mais acalorados, os embates mais importantes. É no Congresso Nacional. Não diria nem só no Senado Federal. Então a gente poder registrar na forma de documentário, que ele tem essa característica diferente do noticiário, ele é um produto mais perene, ele tem uma vida mais longa porque ele não está tratando do factual, ele quer uma análise sobre os fatos. Então a gente poder produzir documentários sobre episódios que acontecem no Senado, além de ser um grande favor que a gente faz pra preservação da nossa história, é também de uma relevância inimaginável
Além de produzir documentários, a TV Senado também exibe as produções de diferentes artistas, produtores e cineastas. Lorena Maria observa a inovação de abordagens para contar histórias e elogia a criatividade dos profissionais brasileiros.
E nesses anos todos, tanto na produção como no licenciamento, a gente não cansa de se surpreender com a forma como eles encontram formas diferentes de contar essas histórias. Então a gente tem desde documentários que vão desde a história muito particular de uma pessoa e que ela reflete na história nacional, como o contrário, pegar um grande fato da nossa história política recente e entender como ela repercutiu na vida particular de uma outra pessoa.
Nos seus 26 anos de história, a TV Senado produziu 90 documentários. E até o ano passado, somava 23 prêmios, entre os mais importantes do país, por reportagens, programas e documentários. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Bianca Mingote.