Sessão solene no Congresso homenageia policiais legislativos
Senadores e deputados homenagearam as Polícias Legislativas do Senado e da Câmara dos Deputados na data instituída pela Lei 14.262, de 2021. Convidado para a sessão, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes observou a importância da proteção ao Congresso Nacional garantida pelo corpo policial próprio.
Transcrição
PARLAMENTARES E SERVIDORES RESSALTARAM IMPORTÂNCIA DO CORPO POLICIAL PRÓPRIO DO PODER LEGISLATIVO.
DATA EM HOMENAGEM AO POLICIAL LEGISLATIVO É LEI DESDE 2021. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
O Congresso Nacional realizou sessão solene para comemorar o Dia do Policial Legislativo, celebrado em 23 de junho. Convidado para o evento, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes enfatizou a autonomia e independência do Poder Legislativo ao dispor de um corpo de polícia próprio, além da necessidade de garantir a segurança do Congresso em manifestações da população no local.
GILMAR MENDES Ao longo desses anos no processo de democratização, vivemos momentos de tensão que foram respondidos pela eficiência e pelo cuidado da Polícia Legislativa. É possível que se estabeleçam protestos, que as reivindicações sejam mais enfáticas, mas elas têm que ocorrer dentro de determinados padrões e parâmetros e por isso a importância das Polícias Legislativas da Câmara e do Senado, que cumprem um papel extremamente relevante na defesa do funcionamento deste órgão vital para a democracia brasileira.
Um dos parlamentares a solicitarem a sessão solene, o senador Ângelo Coronel, do PSD da Bahia, mencionou as Polícias das Assembleias Legislativas do país ao relatar a experiência em seu estado.
ÂNGELO CORONEL Quando eu fui presidente da Assembleia, antes de chegar ao Senado, uma das categorias com que mais me identifiquei foi a do policial legislativo. Dei todo o apoio. E ao chegar ao Senado, eu me senti em casa, como se fosse uma extensão do policial legislativo do meu estado que encontrei aqui na figura dos policiais do Senado da República.
O deputado Coronel Tadeu, do PL de São Paulo, também um dos autores do requerimento para homenagem aos policiais legislativos, observou a importância da instituição da data, criada em 2021 a partir de projeto de lei do senador Dário Berger, do PSB de Santa Catarina.
CORONEL TADEU Vocês ganharam um dia de reconhecimento por tudo que vocês fazem. Poucas pessoas reconhecem o seu trabalho, poucas pessoas reconhecem a dificuldade que é ser um policial. É uma dedicação, é uma doação. Eu, que fui relator desse projeto, me sinto honrado por essa oportunidade de poder reconhecer tão valorosa missão, tão valorosa profissão, que é ser um policial.
Os diretores das Polícias do Senado, Alessandro Morales, e da Câmara, Paul Pierre, também se manifestaram na sessão solene. Morales, assim como a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, homenageou o ex-diretor da Polícia Legislativa da Casa Pedro Ricardo Araújo, que ocupou o cargo por 14 anos e morreu ano passado em decorrência da covid-19. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.