Nova licitação para BR-163 foi tema de audiência na Comissão de Infraestrutura — Rádio Senado
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Nova licitação para BR-163 foi tema de audiência na Comissão de Infraestrutura

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) debateu em audiência pública o processo de concessão da BR-361 no Mato Grosso. A concessionária Rota Oeste não conseguiu duplicar a rodovia, como previsto, fez devolução amigável da concessão e o governo fará nova licitação.

14/06/2022, 17h22 - ATUALIZADO EM 14/06/2022, 17h22
Duração de áudio: 02:40
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DEBATEU O PROCESSO DE CONCESSÃO DA BR-163 EM MATO GROSSO. OS PARTICIPANTES DO DEBATE DESTACARAM A URGÊNCIA DA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA PARA EVITAR ACIDENTES E ESCOAR A PRODUÇÃO AGRÍCOLA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES. Concedido em 2014 para a empresa Rota do Oeste, o trecho da BR-163 que passa em Mato Grosso não foi duplicado, como previa o contrato. A concessionária faz a devolução amigável da rodovia e o governo deverá fazer nova licitação. Além de dificultar o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, a falta da duplicação gerou, desde 2016, mais de 850 mortes na rodovia, destacou o deputado José Medeiros, do PL mato-grossense. O fato é que quem acabou pagando o pato, no caso nosso lá, foi a população. Com perdas de vidas, uma verdadeira carnificina ali na BR-163 porque aquela rodovia já era pra estar duplicada há muito tempo. Ao justificar que crises desde 2016 impediram as obras, o presidente da concessionária Rota do Oeste, Júlio Perdigão, explicou que o valor arrecadado com pedágios é utilizado apenas em custo operacional, pagamento de dívidas e em obras de manutenção da rodovia. E colocou a empresa à disposição para contribuir com a transição para a nova concessão. queria aqui, simplesmente, deixar de largada, o nosso compromisso com a sociedade em resolver a questão definitivamente da Rota do Oeste. Nunca nos furtamos a encontrar esta solução. E não tem aqui neste período de transição nenhum espírito de abandono desta rodovia. Nunca, de forma alguma. Representando o Ministério da Infraestrutura, Anderson Bellas disse que a nova licitação é a melhor alternativa. O Ministério da Infraestrutura entende que esta saída de relicitação é a saída mais rápida. Talvez tenha mudado algum cenário de 2013 para cá, então, é muito importante que os parlamentares tragam estas necessidades de quais são os empreendimentos que vão auxiliar nesta infraestrutura hiper necessária para escoar toda aquela produção do corredor da 163, ali no Mato Grosso. O senador Fábio Garcia, do União mato-grossense, que pediu o debate, sugeriu o aproveitamento de estudos anteriores para agilizar as obras. Existe a disposição da Rota Oeste de ajudar, de oferecer os estudos que ela já realizou para que a gente possa aproveitar, portanto, não vejo motivo pelo qual não deva ser aproveitado. O senador Wellington Fagundes, do PL mato-grossense, apresentou uma série de propostas, entre elas que a rodovia passe à responsabilidade do governo estadual, e afirmou que vai acionar a Procuradoria-Geral da República e o Tribunal de Contas da União para agilizar as obras na BR-361. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

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