Livro “O Senado por Elas - Casos de Inspirações e Superações" traz depoimentos pela equidade na política
Novo livro da série Edições do Senado reúne artigos de 29 mulheres. A obra fala sobre os desafios que elas enfrentam para vencer a desigualdade e a violência de gênero no âmbito pessoal e institucional. Para adquirir o livro “O Senado Por Elas” acesse a Biblioteca Digital do Senado Federal em www.senado.leg.br/bibliotecadigital ou o site da Livraria do Senado: livraria.senado.leg.br
Transcrição
NOVO LIVRO DA SÉRIE EDIÇÕES DO SENADO REÚNE ARTIGOS DE 29 MULHERES.
A OBRA FALA SOBRE OS DESAFIOS QUE ELAS ENFRENTAM PARA VENCER A DESIGUALDADE E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO ÂMBITO PESSOAL E INSTITUCIONAL. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.
A série Edições do Senado lançou na última terça feira a sua edição 297. Com título “O Senado por elas - casos de inspirações e superações”, a obra é a compilação de artigos de mulheres das mais diversas profissões e realidades. São políticas, empresárias, juristas, militares e pesquisadoras que compartilham nos seus artigos a experiência de luta pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra a mulher. O presidente do senado Rodrigo Pacheco, autor do prefácio da obra, explica porque um livro escrito por mulheres tem a apresentação feita por um homem.
“a despeito da contradição inerente na questão de gênero, a participação da presidência do senado federal é percebida em nosso meio como um fator importante de legitimação institucional editada pelo senado da república”.
A senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, procuradora especial da mulher no Senado, é uma das autoras. Para ela, a sociedade precisa reconhecer a luta pela igualdade entre homens e mulheres.
“Que) ele sirva pra mostrar pra sociedade, principalmente para as mulheres, essa luta que é constante de todas nós por essa justiça e pelo fim da violência”.
A senadora Daniella Ribeiro, do PSD da Paraíba, acredita que as histórias vão inspirar muitas mulheres.
“A minha mesmo é uma dessas histórias, a primeira senadora eleita pelo estado da Paraíba. E como foi essa história de chegar até aqui, ao senado federal, e hoje trabalhar pelo meu estado”.
A idealizadora do projeto “O Senado por elas” é Camila Felix, advogada e escritora. Ela abre o seu artigo com um poema sobre esperança e autoestima. Para Camila uma das qualidades da obra é abrir espaço para a cooperação no combate à violência contra a mulher.
“Ele possibilita o diálogo com outros projetos para que a gente possa de fato compor o combate de violência contra a mulher em todas áreas, a violência psicológica, a violência médica, a violência sexual”.
Para adquirir o livro “O Senado Por Elas” acesse a Livraria do Senado pela internet: livraria.senado.leg.br . Da Rádio Senado, Ana Beatriz Santos.