Congresso de verde pela Conscientização da Doença de Parkinson
A cúpula do Congresso Nacional ficará iluminada de verde nos dias 11 e 12 de abril, em apoio ao Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson. O objetivo da data é estimular a informação sobre a doença, especialmente em relação ao tratamento e às dificuldades enfrentadas pelos pacientes.
Transcrição
LOC: O CONGRESSO GANHOU UMA ILUMINAÇÃO ESPECIAL NA COR VERDE PELO DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA DOENÇA DE PARKINSON
LOC: A CÚPULA DO CONGRESSO FICARÁ ILUMINADA ATÉ ESTA TERÇA-FEIRA, DIA 12 . REPÓRTER SABRINA DIAS.
Em apoio ao Dia Mundial da Conscientização da doença de Parkinson, celebrado em 11 de abril, o Congresso Nacional recebeu iluminação verde, com o objetivo de estimular a informação sobre a doença, especialmente em relação ao tratamento e às dificuldades enfrentadas pelos pacientes. Parkinson é a doença degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central mais frequente no mundo. Ela afeta as funções primordiais do corpo, como os movimentos e o equilíbrio, além de causar lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos e efeitos como depressão e alteração do sono. O senador Confúcio Moura explicou que a data busca alertar a população sobre importância do diagnóstico da patologia:
Confúncio Moura: Essa semana dedicada ao Parkinson possa ser altamente educativa a todas as pessoas, a reconhecer os primeiros sintomas e sinais da enfermidade, que ela é progressiva, mas ela pode ser adiada, controlada e dar pra se conviver por um bom tempo. Chamar atenção, orientar, educar e promover a saúde enquanto é tempo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem aproximadamente 4 milhões de pessoas no mundo com a Doença de Parkinson, o que representa 1% da população mundial a partir dos 65 anos. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Sabrina Dias.