Plenário decidirá qual senador deve ocupar cargo de ministro no TCU
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou nesta terça-feira (14) as indicações de Kátia Abreu (PP-TO), Antonio Anastasia (PSD-MG) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) para o cargo de ministro do TCU (PDLs 1.118 , 1.119 e 1.120/2021). O Plenário decidirá quem ocupará a vaga em votação nominal e secreta. Para Oriovisto Guimarães (PODE-PR), a missão de escolher entre os três indicados é difícil por serem "todos conceituados e com tão bons currículos".
Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU A INDICAÇÃO DE TRÊS SENADORES PARA O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
A ESCOLHA ENTRE ANTÔNIO ANASTASIA, FERNANDO BEZERRA COELHO E KÁTIA ABREU SERÁ FEITA NO PLENÁRIO, EM VOTAÇÃO SECRETA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA.
A Comissão de Assuntos Econômicos sabatinou três indicados para assumir o cargo de ministro do TCU que fica vago com a saída de Raimundo Carreiro para assumir a Embaixada do Brasil em Portugal. Disputam a vaga os senadores Antônio Anastasia, do PSD de Minas, Gerais; Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco; e Kátia Abreu, do PP do Tocantins. O relatorio de cada um dos senadores foi aprovado por votação simbólica na comissão. A decisão será feita no plenário em uma votação nominal e secreta. Para o senador Oriovisto Guimarães, do Podemos do Paraná, a disputa será acirrada pela alta qualificação dos indicados.
O Senado Federal terá uma difícil, dificílima missão de escolher entre três Senadores tão conceituados, com tão bons currículos que eu tenho certeza de que, na nossa votação, que vai eleger, obviamente, um dos três, a diferença de votos entre eles será pequena. É justo que seja pequena: os três são muito bons, os três são muito qualificados.
O senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins, também elogiou a carreira dos três indicados
Primeiro fazer um registro oportuno do momento que vive o Senado Federal, em apresentar à sociedade brasileira três carreiras absolutamente consagradas: a do Senador Anastasia, a da Senadora Kátia Abreu e a do Senador Fernando Bezerra. O Senado apresenta três dos seus melhores quadros a essa importante função.
O presidente da CAE, Otto Alencar, do PSD da Bahia, informou que todos atingiram os requisitos necessários para ocupar o cargo, como notórios conhecimentos jurídicos, idoneidade moral e reputação ilibada. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.