Comissão de Desenvolvimento Regional aprova nova distribuição de recursos da agricultura familiar
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou o projeto de lei (PLS 8/2012) que altera a distribuição de recursos públicos destinados aos empreendimentos familiares rurais nos estados. O projeto determina que as verbas do Orçamento da União para o Pronaf devem ser distribuídas proporcionalmente ao número de estabelecimentos da agricultura familiar ou de empreendimentos familiares rurais com base nos dados do Censo Agropecuário. A proposta segue para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.
Transcrição
LOC: COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL APROVA NOVA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS DA AGRICULTURA FAMILIAR.
LOC: COLEGIADO TAMBÉM APROVOU INCLUSÃO DE SENADORES DO CENTRO-OESTE EM FRENTE COM SENADORES DO NORTE E DO NORDESTE. REPÓRTER PEDRO PINCER
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo aprovou o projeto de lei de autoria do senador licenciado Ciro Nogueira, do Progressistas do Piauí, que altera a distribuição de recursos públicos destinados aos empreendimentos familiares rurais nos estados. O projeto determina que as verbas do Orçamento da União para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, devem ser distribuídas proporcionalmente ao número de estabelecimentos da agricultura familiar ou de empreendimentos familiares rurais com base nos dados do Censo Agropecuário. A regra também será aplicada aos recursos cuja aplicação seja prevista no Plano Safra da Agricultura Familiar. Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, afirma que a proposta pode diminuir as desigualdades regionais.
No sentido de assegurar que a distribuição de recursos públicos destinados à implantação de suas ações seja proporcional ao número de estabelecimentos de agricultura familiar de cada Estado, contribuindo para se aproximar a realidade dos fins estabelecidos na Constituição Federal de reduzir as desigualdades regionais ressaltadas
A proposta segue para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. A CDR também aprovou o projeto de resolução que inclui na Frente Parlamentar dos Senadores dos Estados do Norte e do Nordeste os senadores da Região Centro-Oeste. O texto segue para a Comissão Diretora do Senado. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.