Senado irá avaliar Enem 2021
A Comissão de Educação (CE) irá debater a prova do Enem na próxima sexta-feira (3) e analisar possíveis denúncias recebidas por meio do portal e-cidadania. Participantes consideraram a prova mais difícil quando comparada aos anos anteriores e o tema da redação, "Invisibilidade e registro civil" foi assunto de debate entre eles.
Transcrição
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO IRÁ SE REUNIR PARA DEBATER PROVA DO ENEM DE 2021 NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA.
PARTICIPANTES QUE FIZERAM A AVALIAÇÃO CONSIDERARAM DIFÍCIL O EXAME DESTE ANO. A REPORTAGEM É DE MANUELA MOURA.
A Comissão de Educação debaterá na próxima sexta-feira, 03 de dezembro, como foi o Enem 2021. Na reunião também será feita a análise de possíveis denúncias relacionadas à prova recebidas pelo portal e-Cidadania. O Enem de 2021 teve o menor número de inscritos dos últimos 16 anos e no primeiro dia de aplicação o dado foi piorado pela abstenção de 26% dos participantes em todo o país. Rafaela de Melo, estudante que fez o exame nos dois dias de aplicação, diz que foi surpreendida. A aluna, que fez cursinho particular, considerou o modelo de prova diferente do padrão das edições anteriores:
Sem dúvidas alguma o Enem 2021 foi bem diferente dos outros anos. Nos outros anos a prova era bem mais conteudista e neste ano foi uma prova 100% interpretativa, que não era o que a maioria dos alunos estava esperando, já que a gente se programa de acordo com os outros anos.
O tema da redação desta edição foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". O participante José Arthur Leite, que pretende cursar engenharia civil, enxerga o tema como um assunto importante para que a comunidade possa perceber esse problema e relata quais as suas expectativas para a nota no exame:
O tema da redação é um tema muito importante para as pessoas pensarem, que é um tema esquecido, que é um tema que fala sobre isso, sobre esse esquecimento. É um tema não muito abordado e que é importante ser. Eu não acho que eu vou ter nota suficiente pra passar no curso que eu quero, mas eu acho que eu vou bem e eu vou conseguir marcar alguma das minhas opções.
A reunião para o debate da prova está prevista para às 10 horas da manhã e os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado, 0800-612211, ou pelo Portal e‑Cidadania no site senado.leg.br/ecidadania. Os comentários podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. Os resultados do ENEM devem sair em 11 de fevereiro. Sob supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Manuela Moura.