Acompanhamento integral de alunos com dislexia pode ser votado no Plenário
O Senado pode concluir a votação de projeto (PL 3517/2019) que determina o acompanhamento integral de alunos com dislexia, déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Os educandos seriam atendidos por equipe multidisciplinar a partir do diagnóstico da condição. O senador Flávio Arns (Podemos-PR) lamenta que hoje o diagnóstico muitas vezes vem apenas depois de algumas reprovações.
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Transcrição
O SENADO PODE CONCLUIR A VOTAÇÃO DE PROJETO QUE DETERMINA O ACOMPANHAMENTO INTEGRAL DE ALUNOS COM DISLEXIA, DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE OU OUTRO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM.
PELA PROPOSTA APROVADA PELA COMISSÃO, O ATENDIMENTO SERÁ FEITO POR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR A PARTIR DO DIAGNÓSTICO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
A proposta diz que o governo deve desenvolver programa para identificar condições como a Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, TDAH, e outros transtornos de aprendizado. A partir daí, o aluno será encaminhado para o serviço de saúde, se for o caso, e a uma equipe multidisciplinar. O senador Flávio Arns, do Podemos do Paraná, lamenta que hoje o diagnóstico muitas vezes vem apenas depois de algumas reprovações, quando a criança já ficou para trás.
O diagnóstico, quando ocorre, vem tardiamente, muitas vezes apenas na idade adulta, imagina. E nos limita no enfrentamento completo dos fatores que afetam o mau desempenho escolar. Isso evita, por exemplo, que tenhamos como estimar a parcela de resultados indesejáveis de nosso alunado da educação básica, em termos de desempenho acadêmico, passível de melhoria com a atenção adequada a esses transtornos de aprendizagem.
O projeto de lei determina que as escolas, públicas ou privadas, deverão assegurar a atenção necessária aos alunos com transtornos de aprendizagem já conhecidos ou que venham a ser identificados - inclusive com a capacitação dos professores. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.