Legislação deve ser aprimorada para veículos elétricos ultracompactos — Rádio Senado
Mobilidade

Legislação deve ser aprimorada para veículos elétricos ultracompactos

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) debateu o uso de veículos elétricos ultracompactos no meio urbano. A Resolução 573 de 2015, do Conselho Nacional de Trânsito, estabelece que esse tipo de veículo não pode circular por rodovias. O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), autor do requerimento para a audiência pública, e os debatedores avaliaram que a legislação precisa ser adaptada, já que várias cidades são cortadas por rodovias.

21/10/2021, 19h53 - ATUALIZADO EM 21/10/2021, 19h57
Duração de áudio: 03:19
Getty Images/iStockphoto / Direitos Reservados

Transcrição
A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEBATEU A O USO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS ULTRACOMPACTOS NO MEIO URBANO. DEBATEDORES AVALIAM QUE A RESOLUÇÃO DO CONTRAN QUE PROÍBE O TRÁFEGO DESSE TIPO DE AUTOMÓVEL EM RODOVIAS DEVE SER ADAPTADA E NOVAS NORMAS CRIADAS. A REPORTAGEM É DE REGINA PINHEIRO: A solicitação para a audiência pública foi feita pelo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, senador Rodrigo Cunha, do PSDB de Alagoas. O senador explica que os veículos elétricos ultracompactos vêm ganhando popularidade no País em função de seu apelo ecológico e menores custos em relação aos veículos elétricos puros. Porém, resolução do Contran deixa claro que esses veículos não podem percorrer rodovias, apenas vias urbanas, o que para Rodrigo Cunha cria obstáculos à popularização dos elétricos ultracompactos, já que várias cidades são cortadas por rodovias: nós temos ainda uma defasagem enorme em relação a outros países no que se refere à utilização pessoal e à utilização em massa, digamos assim, de veículos elétricos.  Para o veículo, poderia fazer uma legislação para que fique restrito a andar nas vias públicas municipais, para que não passe de uma cidade para outra. Isso pode ser uma solução: tentar criar um mecanismo para que não vá para as grandes rodovias e colocar em risco pelo peso e pela velocidade .Então, esses estudos serão feitos. O Presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Adalberto Maluf, também expôs as dificuldades de se circular com esse tipo de carro em cidades cortadas por rodovias: você tem o exemplo da própria Renault, fabricante, que tem a sua fábrica em Curitiba. Para levar o veículo para fora da fábrica, ela não consegue dirigir, porque há uma rodovia bem na frente. A gente vê esse problema em muitas cidades do interior, onde há grandes rodovias estaduais e federais cortando as cidades. A pessoa não pode passar de um lado para o outro da cidade, porque, se ela cruzar a rodovia, estará cometendo a ilegalidade de colocar esse veículo na rua, estando sujeito à apreensão. O Coordenador-Geral de Ambientes Inovadores e Startups do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, José Antônio Silvério, acredita que com o aumento desse tipo de transporte será preciso organizar um ordenamento legal adequado: A tendência, não só mundial, como também no Brasil, é que o aumento desse tipo de de transporte seja acelerado, principalmente com veículos elétricos, no trânsito urbano, de maneira que vamos ter que nos organizar para ter um ordenamento legal adequado para a nova situação que está por vir. O Diretor do Departamento de Segurança no Trânsito, da Secretaria Nacional de Trânsito Daniel Mariz Tavares afirmou que há espaço para o diálogo e o aprimoramento da legislação. Conforme o Diretor, existindo segurança, não deverá haver uma restrição ampla de circulação desses veículos em toda e qualquer rodovia, sendo possível o trânsito em ambiente urbano, em vias locais e vias coletoras. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro

Ao vivo
00:0000:00