Senadores cobram do governo mais conectividade nas escolas — Rádio Senado
Educação

Senadores cobram do governo mais conectividade nas escolas

A comissão que acompanha as ações de enfrentamento à covid-19 ouviu nesta segunda-feira (2) o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Ele assegurou que, até julho do ano que vem, todas as escolas públicas em locais com energia elétrica terão acesso à internet, seja por meio de satélites ou 5G. O senador Espiridião Amin (PP-SC) lamentou que os recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações venha sendo usado para o pagamento da dívida pública, e não para dar garantir internet aos estudantes.

02/08/2021, 18h55 - ATUALIZADO EM 02/08/2021, 18h57
Duração de áudio: 02:29
educacao.sp.gov.br

Transcrição
MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES PROMETE À COMISSÃO DA COVID-19 INTERNET EM TODAS AS ESCOLAS PÚBLICAS COM ENERGIA ELÉTRICA ATÉ JULHO DO ANO QUE VEM. OS SENADORES COBRARAM MAIOR COBERTURA E DEFENDERAM ENSINO HÍBRIDO PARA RECUPERAR O CONTEÚDO PERDIDO DURANTE A PANDEMIA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, até julho do ano que vem, das 140 mil escolas públicas, apenas 10 mil não terão acesso à internet. São aquelas ainda sem energia, que precisam, primeiro garantir a infraestrutura elétrica para então se conectarem à rede mundial de computadores. Para minimizar os efeitos da pandemia e ampliar o ensino à distância, o governo tem apostado na instalação de satélites nas escolas rurais, em cidades com menos de 600 mil habitantes. As demais serão conectadas pelo leilão do 5G, que deve acontecer nos próximos meses. O senador Esperidião Amim, do PP de Santa Catarina, lembrou que o país ainda tem 36 mil escolas sem internet e criticou o uso do Fust, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, para a amortização da dívida pública. Cada uma dessas que for abatida, ou seja, cada número desses que reduzir vai representar muito tem termos de inclusão. Infelizmente o dispositivo que se deixou para  incluir foi esterilizado pela dívida e pelo juros. Já a autora do convite ao ministro, senadora Kátia Abreu, do PP do Tocantins, defendeu o ensino híbrido, com aula virtual complementar ao período normal para recuperar o tempo perdido, principalmente nas escolas públicas. Ela ponderou, no entanto, que em diversas cidades do interior existe uma enorme dificuldade de conexão, embora as operadoras garantam a oferta de internet no local. Como tirar a prova dos 9 de onde tem internet onde não tem? Porque as operadoras mandam lista linda, tem telefonia em todo lugar.  Então, precisamos corrigir isso porque não tem condição. Dá um certo comodismo até em nós do Congresso Nacional quando fala que 70% das cidades têm internet, mas que condições ela chegam nas escolas ou no centro principal da cidade? Segundo o Ministério das Comunicações, a Anatel está elaborando um índice para verificar a real disponibilidade de internet em cada cidade.  O presidente da comissão temporária que analisa as ações da covid-19, Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, pediu que o governo faça uma campanha de conscientização que incentive os pais a apoiarem o retorno às aulas presenciais.

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