TrateCov não foi debatido com secretaria de saúde do Amazonas, afirma Campêlo
O ex-secretário de saúde do Amazonas Marcellus Campêlo afirmou que o aplicativo TrateCov não foi tratado com a secretaria antes de sua apresentação. Em 11 de janeiro o TrateCov foi apresentado em Manaus pelo ex-ministro Eduardo Pazuello e pela secretária Mayra Pinheiro.
Transcrição
LOC: O EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE DO AMAZONAS MARCELLUS CAMPÊLO AFIRMOU QUE O APLICATIVO TRATECOV NÃO FOI TRATADO COM A SECRETARIA ANTES DE SUA APRESENTAÇÃO.
LOC: EM 11 DE JANEIRO O TRATECOV FOI APRESENTADO EM MANAUS PELO EX-MINISTRO EDUARDO PAZUELLO E PELA SECRETÁRIA MAYRA PINHEIRO. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
(Repórter) Uma das críticas ao trabalho da secretaria de saúde do Amazonas e a ação do governo federal no estado foi o lançamento do TrateCov, plataforma iniciada em janeiro de 2021 para orientação de diagnóstico de Covid com medicamentos como Cloroquina e Ivermectina. Foi o que ressaltou a senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão:
(Eliziane Gama) E aí você tem lá a apresentação do TrateCov assim, num passe de mágica, você tem lá 120 mil comprimidos de cloroquina assim, rapidamente; e você tem falta de oxigênio, você tem rejeição do transporte americano.
(Repórter) O ex-secretário de saúde do Amazonas Marcellus Campêlo afirmou que o TrateCov não foi tratado com a secretaria antes de sua apresentação. Ele respondeu ao senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá:
(Randolfe Rodrigues) O senhor achou apropriado fazer um evento de lançamento do TrateCov quando tinha um colapso de oxigênio lá por parte do Ministério da Saúde?
(Marcellus Campelo) Nós, assim, nem sabíamos o que se tratava porque eles iam explicar o que que era.
(Randolfe Rodrigues) Perfeitamente. Presidente, senhor relator, eu acho que a informação do Marcelo é fundamental. Bem, doutor Marcelo me correu tiver errado, o doutor Marcelo acaba de dizer aqui pra nós o seguinte, que ele nem sabia do que se tratava o evento de lançamento TrateCov, isso quando o oxigênio em Manaus já estava colapsando.
(Repórter) Em seu depoimento na CPI da Pandemia a secretária do ministério da saúde Mayra Pinheiro afirmou que o TrateCov era apenas um protótipo.