CPI da Pandemia será instalada nesta terça-feira e senadora defende trabalho conjunto com a Comissão de Acompanhamento — Rádio Senado
Investigação

CPI da Pandemia será instalada nesta terça-feira e senadora defende trabalho conjunto com a Comissão de Acompanhamento

A CPI da Pandemia será instalada nesta terça-feira com a eleição do presidente e do vice-presidente e com a nomeação do relator. Na mesma reunião, poderá ser votado o plano de trabalho com as solicitações iniciais de documentos e convocações. A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) defendeu um compartilhamento de informações e até sessões conjuntas da Comissão de Acompanhamento da covid-19 e da CPI para agilizar as investigações. Favorável ao intercâmbio, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) ponderou, no entanto, que não será possível uma junção dos dois colegiados.  

26/04/2021, 17h04 - ATUALIZADO EM 26/04/2021, 17h04
Duração de áudio: 02:16
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CPI DA PANDEMIA SERÁ INSTALADA NESTA TERÇA-FEIRA COM A ELEIÇÃO DO PRESIDENTE E DO VICE-PRESIDENTE E NOMEAÇÃO DO RELATOR. LOC: SENADORA DEFENDE TRABALHO CONJUNTO COM A COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA COVID-19 POR MEIO DE AUDIÊNCIAS CONJUNTAS E TROCA DE DOCUMENTOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: A CPI da Pandemia será instalada nesta terça-feira quando serão eleitos o presidente e o vice-presidente da Comissão e nomeado o relator. Para os cargos poderão ser indicados os senadores Omar Aziz, do PSD do Amazonas; Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá; e Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, respectivamente. Na mesma reunião, poderá ser votado o plano de trabalho, que vai definir os rumos das investigações sobre a omissão do governo no enfrentamento à pandemia. Entre as definições estão os documentos a serem solicitados e as pessoas a serem ouvidas. Por meio de um requerimento que aguarda votação do Plenário, a senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, que integra a Comissão de Acompanhamento da covid-19, defendeu uma troca de informações e até a realização de audiências conjuntas com a CPI. (Eliziane) Nós temos ouvido duas vezes por semana representantes da sociedade civil e também do Poder Público. Nós temos solicitado documentos e os órgãos de fiscalização e controle têm tido uma atuação muito conjunta também com a nossa Comissão. Eu vejo que compartilhando essas informações com a CPI vai evitar o retrabalho, ou seja, vamos ter agilidade e efetividade. REP: Um dos senadores que participará das investigações, Marcos Rogério, do Democratas de Rondônia, considerou válido o intercâmbio, mas descartou uma junção da Comissão de Acompanhamento com a CPI da Pandemia. (Marcos Rogério) Eu acho que são duas comissões com perfis diferentes, com propostas diferentes. Eu acho que o papel da Comissão de Acompanhamento é importante, é fundamental, mas ele segue uma lógica, uma diretriz e a Comissão Parlamentar de Inquérito tem regras próprias que não se confundem com a da Comissão de Acompanhamento. A CPI tem um caráter excepcional, ela tem um método de trabalho diferente das comissões. Então, não acho que seja possível juntar essas duas comissões numa única comissão. REP: A CPI da Pandemia também vai investigar eventuais desvios de verbas federais por estados e municípios. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00