Governadores serão ouvidos pela comissão da covid-19
A comissão temporária da covid-19 vai ouvir nesta quinta-feira (11) governadores sobre as principais dificuldades encontradas pelos estados no enfrentamento da pandemia. Os senadores querem mais informações sobre o colapso nos sistemas estaduais de saúde e o andamento da vacinação. Estão confirmadas as presenças do governador do Amazonas, Wilson Lima, e de Santa Catarina, Carlos Moisés. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também confirmou presença no debate. A reportagem é de Marcella Cunha
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DA COVID-19 VAI OUVIR NESTA QUINTA-FEIRA GOVERNADORES SOBRE A SITUAÇÃO DA PANDEMIA EM CADA REGIÃO DO PAÍS.
LOC: A COMISSÃO QUER SABER COMO ESTÁ O ANDAMENTO DA VACINAÇÃO NOS ESTADOS E QUAIS MEDIDAS ESTÃO SENDO ADOTADAS PARA EVITAR O COLAPSO NOS SISTEMAS DE SAÚDE. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA:
TÉC: A comissão temporária da covid-19 vai ouvir nesta quinta-feira governadores de todo o país. O debate será sobre as principais dificuldades encontradas pelos estados no enfrentamento da pandemia, o colapso nos sistemas estaduais de saúde e o andamento da vacinação. Estão confirmadas as presenças do governador do Amazonas, Wilson Lima, e de Santa Catarina, Carlos Moisés. Segundo o relator da comissão, senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, a intenção é ouvir representantes dos consórcios regionais.
(Wellington) Estarão conosco: o Governador Ibaneis Rocha, representando o consórcio do Brasil Central, o Governador Romeu Zema, representando Minas Gerais e toda a Região Sul; também o Governador Flávio Dino, do Maranhão, representando a Região Norte e a Nordeste também; e também receberemos o Governador Wellington Dias, representando a Região Nordeste.
(REP) Fagundes lembrou que existe uma cobrança pela compra de vacinas e convidou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para participar do debate e articular o que chamou de ‘uma decisão mais concreta’ sobre as aquisições.
(Wellington) Todos os Governadores estão angustiados e estão colocando: o Brasil tem ou não tem recursos para comprar a vacina? V. Exa. foi quem liderou e, inclusive, já aprovamos no Congresso Nacional R$20 bilhões para comprar a vacina. Então, eu acho que agora é o modelo que temos para encontrar essa vacina onde houver e dar satisfação para a população. Não podemos mostrar desespero; nós temos que encontrar a solução.
(REP) Pacheco confirmou a presença no encontro e enalteceu o papel da comissão de aprofundar o debate.
(Pacheco) Agradeço o convite e estarei presente, porque é muito importante nós fortalecermos a Comissão de acompanhamento da Covid, inclusive com o acompanhamento dos órgãos de comunicação do Senado para que a população acompanhe os trabalhos dessa Comissão.
(REP) A reunião com os governadores será a segunda da comissão temporária da covid-19, que também pretende ouvir prefeitos, fabricantes de vacinas e os ministérios da Economia, da Saúde, e das Relações Exteriores. Da Rádio Senado, Marcella Cunha