Trabalhos legislativos reiniciam na quarta-feira
Os cuidados com a covid-19 e a promessa de uma disputa acirrada podem fazer com que a eleição do novo presidente e da mesa da Câmara dos Deputados, marcada para a segunda-feira (1), avance pela terça-feira (2). Por isso a sessão solene de início do ano legislativo, em que é feita a leitura das mensagens dos três poderes com prioridades e expectativas para o novo período, ficou para a quarta-feira (3), às 16h. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: OS CUIDADOS COM A COVID-19 E A PROMESSA DE UMA DISPUTA ACIRRADA PODEM FAZER COM QUE A ELEIÇÃO DO NOVO PRESIDENTE E DA MESA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, MARCADA PARA A SEGUNDA-FEIRA, DIA PRIMEIRO, AVANCE PELA TERÇA-FEIRA.
LOC: POR ISSO A SESSÃO SOLENE DE INÍCIO DO ANO LEGISLATIVO FICOU PARA A QUARTA-FEIRA, DIA 3, ÀS QUATRO DA TARDE. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
TÉC: A abertura de uma sessão legislativa, que acontece a cada dois anos, é marcada pela leitura das mensagens dos poderes Executivo e Judiciário e dos presidentes da Câmara e Senado. Todos elencam prioridades e expectativas para o novo período. O presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou, há dois anos, a Educação e a Reforma da Previdência. O texto lido pela então primeira-secretária da Mesa do Congresso, a deputada pelo Rio de Janeiro, Soraya Santos, citou ainda a guerra contra o crime organizado como uma das prioridades do novo governo.
(SORAYA) Guerra moral, guerra jurídica, guerra de combate não temos pena e nem medo de criminoso. A eles sejam dadas as garantias da Lei e que tais leis sejam mais duras.
(Repórter): Já os presidentes do Supremo Tribunal Federal, da Câmara e do Senado falaram da necessidade de diálogo e de união entre os três poderes para acelerar o desenvolvimento do País. Agora, em 2021, a expectativa é de que as mensagens e discursos tenham como foco o combate à covid-19 e as medidas para o fortalecimento da economia diante do cenário de pandemia e pós-pandemia. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.