Major Olímpio critica veto a trechos de projeto que busca recursos para pesquisa científica
Senador Major Olímpio (PSL-SP) criticou os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei (PLP 135/2020), do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que proíbe o contingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Major Olímpio diz que a proposta ficou desfigurada. Ele afirmou que o Congresso derrubará esses vetos. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: SENADOR CRITICA VETOS FEITOS PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO A PROJETO DE LEI QUE PROIBIRIA O CONTINGENCIAMENTO DE RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO.
LOC: MAJOR OLÍMPIO AFIRMOU QUE O CONGRESSO VAI DERRUBAR OS VETOS ASSIM QUE OS TRABALHOS PARLAMENTARES FOREM RETOMADOS EM FEVEREIRO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
(Repórter) O senador Major Olímpio, do PSL de São Paulo, diz que os 2 vetos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro desfiguraram a proposta.
(Major): O primeiro deles que permitia a migração dos recursos de 2020 para 2021. Ele vetou. E depois o artigo que impedia o contingenciamento de recursos da ciência e tecnologia para os anos subsequentes. Nesse veto ele vai continuar permitindo contingenciamento.
(Repórter): Para o senador do PSL de São Paulo, o Congresso Nacional vai derrubar esses vetos na volta do recesso parlamentar. Major Olímpio lembrou que o projeto recebeu 71 votos favoráveis no Senado e apenas um contra. E que na Câmara foram 389 votos pela aprovação e 18 contrários.
PLP 135/2020 (Lei Complementar nº 177, de 12 de janeiro de 2021)