Macapá elege Dr. Furlan como prefeito e encerra eleições municipais de 2020
Macapá, capital do Amapá, elegeu neste domingo (20) Dr. Furlan (Cidadania) como prefeito e encerrou as eleições municipais de 2020, após adiamentos por pandemia e apagão. O candidato obteve 55,7% dos votos válidos, contra 44,3% do adversário, Josiel (DEM). Dos quase 293 mil eleitores aptos a votar, 217 mil compareceram às urnas no primeiro turno, e 193 mil no segundo. A reportagem é de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.

Transcrição
LOC: MACAPÁ ELEGEU HOJE, EM SEGUNDO TURNO, O CANDIDATO DOUTOR FURLAN COMO PREFEITO, E ASSIM ENCERROU O PROCESSO ELEITORAL DE 2020 EM TODO O BRASIL.
LOC: A DISPUTA NA CAPITAL AMAPAENSE HAVIA SIDO ADIADA DEVIDO AO APAGÃO QUE ATINGIU O ESTADO DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
TÉC: Macapá foi a última cidade brasileira a escolher quem ocupará a prefeitura nos próximos quatro anos. Além do atraso que as eleições municipais já tinham sofrido devido à pandemia, que empurrou todo o calendário eleitoral de outubro para novembro, o Amapá teve que adiar a disputa na capital uma segunda vez devido ao apagão que atingiu 14 dos 16 municípios do estado em novembro. A falta de energia, que durou 22 dias, foi causada por um incêndio em uma subestação em Macapá, e teve como consequências a interrupção no fornecimento de água e o aumento da criminalidade, motivos pelos quais o Tribunal Superior Eleitoral concordou, por unanimidade, em postergar a votação, como explicou seu presidente, Luís Roberto Barroso.
(Luís Roberto Barroso) Nós aqui do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá juntos fizemos tudo que era possível para termos uma eleição em datas convenientes, adequadas, com segurança, tranquilidade e com fidedignidade aos votos dos eleitores.
(Repórter) O primeiro turno aconteceu em 6 de dezembro, quando foram eleitos os vereadores e, dos dez candidatos a prefeito, dois foram para o segundo turno: Josiel, do Democratas, com 29 e meio por cento dos votos válidos, e Doutor Furlan, do Cidadania, com 16%. Em uma reviravolta, Doutor Furlan venceu a disputa, com 55,7% dos votos válidos, contra 44,3% do adversário. O médico, que está no terceiro mandato na Assembleia do estado, disputava pela primeira vez a prefeitura, e agradeceu ao eleitorado.
(Dr Furlan) Olá, pessoal, estou muito feliz, eu quero agradecer a Deus, eu quero agradecer a toda nossa militância, e eu quero agradecer sobretudo ao povo de Macapá.
(Repórter) A abstenção no segundo turno foi maior que no primeiro. Dos quase 293 mil eleitores aptos a votar, 217 mil compareceram às urnas no primeiro turno, e 193 mil no segundo. A proporção de votos brancos e nulos foi similar, de 2 e 4%, respectivamente. A contagem dos votos demorou uma hora e 26 minutos. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso.