Livro retrata bastidores do funcionamento do Senado desde anos 40 — Rádio Senado
HIstória

Livro retrata bastidores do funcionamento do Senado desde anos 40

O Senado lançou nesta quarta-feira (16) o livro “Por trás da Mesa - Da mudança para Brasília à primeira votação remota da História”, que narra eventos históricos de 1946 até hoje, apresentados do ponto de vista dos bastidores da Secretaria Geral da Mesa. Com fotos e documentos inéditos, o livro conta, por exemplo, a renúncia de Jânio Quadros, o fechamento do Congresso Nacional, a redemocratização e dois processos de impeachments. Há, ainda, um capítulo sobre 2020, quando o Senado foi o primeiro parlamento do mundo a realizar sessões remotas por causa da pandemia de covid-19. A reportagem é de Iara Farias Borges, da Rádio Senado.

16/12/2020, 21h47 - ATUALIZADO EM 16/12/2020, 21h58
Duração de áudio: 02:35
Sessão deliberativa semipresencial do Senado Federal destinada à deliberação de autoridades sabatinadas pelas Comissões. Ordem do dia.

Os bastidores da atuação parlamentar no Senado e o trabalho de todos os secretários-gerais da Mesa desde 1960 são temas do livro Por Trás da Mesa, lançado nesta quarta-feira (16) durante sessão plenária semipresencial pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre. 

A obra recorda fatos da época em que a capital federal ainda era o Rio de Janeiro e traça uma linha do tempo, com auxílio de documentos históricos, que alcança o atual secretário, Luiz Fernando Bandeira de Mello.

Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) exibe livro "Por Trás da Mesa.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO LANÇOU O LIVRO “POR TRÁS DA MESA”, QUE CONTA HISTÓRIAS DOS BASTIDORES DA CASA DESDE OS ANOS 1940. LOC: COM DOCUMENTOS E FOTOS INÉDITAS, O LEITOR PODE CONFERIR DESDE A RENÚNCIA DE JÂNIO QUADROS, PASSANDO PELOS DOIS IMPEACHMENTS, ATÉ AS SESSÕES REMOTAS DURANTE A PANDEMIA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES TÉC: Como parte das comemorações dos sessenta anos de Brasília, o Senado publicou o livro “Por Trás da Mesa - Da mudança para Brasília à primeira votação remota da História”. O livro relata eventos históricos desde 1946 até hoje, apresentados do ponto de vista dos bastidores da Secretária-Geral da Mesa. Ao apresentar fotos e documentos inéditos ou que são pouco conhecidos do acervo dos arquivos do Senado Federal, o livro conta, por exemplo, a renúncia de Jânio Quadros, o fechamento do Congresso Nacional, a redemocratização e os dois impeachments. O secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello, disse que, ao contar a história, o livro também faz uma homenagem aos ex-secretários-gerais da Mesa. (Luiz Bandeira): “O livro tem 370 páginas e ele conta a história dos bastidores do Senado, da Secretaria-Geral da Mesa, desde 1946, com o Isaac Brown lá no ainda no prédio do Rio de Janeiro, com muitos documentos e fotos inéditas, contando a história da Secretaria-Geral da Mesa, dos bastidores, fazendo sim uma homenagem, sobretudo, aos ex-secretários-gerais, todos eles têm, na abertura do capítulo uma foto, mas tentando contar toda essa história até os dias de hoje”. (Rep): O livro também aborda as sessões deliberativas em 2020, que por causa da pandemia de covid-19, passaram a ser remotas, sendo o Senado o primeiro parlamento do mundo a realizar sessões durante o isolamento social, como explicou o coordenador da publicação, Fábio Liberal. (Fábio Liberal): “E finalizado com os acontecimentos mais recentes da difícil solução para que o Parlamento continuasse se reunindo no contexto da crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19. Então, todos os detalhes da rapidez em que foi preciso trabalhar para oferecer uma solução que permitisse que o Senado continuasse se reunindo, mantendo a segurança da Saúde tanto dos parlamentares quanto das equipes que fazem suporte, todos esses detalhes estão descritos no livro”. (Rep): Com 370 páginas, o livro “Por Trás da Mesa - Da mudança para Brasília à primeira votação remota da História” poderá ser adquirido na Livraria do Senado. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00