Projeto que amplia atuação da Codevasf deve ser votado nesta semana
Senadores devem votar nesta semana o projeto que amplia área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para os estados de Minas Gerais e Roraima (PL 4203/2020). A entidade é responsável por ações de revitalização, desenvolvimento e irrigação em locais com baixos indicadores econômicos e sociais. As informações são da repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: SENADORES DEVEM VOTAR NESTA SEMANA PROJETO QUE AMPLIA ÁREA DE ATUAÇÃO DA CODEVASF PARA ALCANÇAR BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS ESTADOS DE MINAS GERAIS E RORAIMA.
LOC: A COMPANHIA É RESPONSÁVEL POR AÇÕES DE REVITALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E IRRIGAÇÃO EM LOCAIS COM BAIXOS INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
TÉC: Quando foi criada, em 1974, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco trabalhava somente em bacias de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, mas atualmente também já são atendidos rios dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará, Mato Grosso e Tocantins. O senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, afirma que a empresa é muito importante para a redução de desigualdades regionais.
(ROBERTO) A Codevasf, a cada dia, torna-se mais e mais importante no cenário nacional. Hoje alcançando 27% do Território nacional, ela abrange diversas bacias hidrográficas e realiza o mais nobre papel que é o de redução das desigualdades regionais. E os desafios continuam imensos para transformar a água em verdadeiro ativo econômico para a nossa população.
Rep: Já o senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins, destaca que é preciso fortalecer a instituição para melhorar o alcance das suas ações.
(EDUARDO) Faremos todos os esforços para a reestruturação da máquina administrativa da Codevasf, porque, no momento em que o Brasil discute privatizações, longe disso, a Codevasf vem mostrando a necessidade de ampliação dos seus quadros, de fortalecimento da sua estrutura, porque atende diretamente milhões de brasileiros. Rep: E Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, fala da experiência da população da região nordeste com as ações da companhia.
(ROGÉRIO) O Rio São Francisco para nós que somos da Região Nordeste tem um papel que é a salvação. Imagine a ausência deste rio para o abastecimento de água para consumo humano e para uma série de atividades desde a geração de energia até a produção agrícola. O Rio São Francisco é o maior vetor de desenvolvimento econômico da Região Nordeste.
Rep: A área de abrangência da Codevasf já foi ampliada diversas vezes nas últimas décadas. E, mesmo depois de analisada a nova proposta de crescimento para os estados de Minas Gerais e Roraima, ainda há a expectativa de chegar também em breve ao Amazonas. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.
PL 4203/2020