Votações

Senado aprova financiamento para internet rápida em áreas pobres

02:49Senado aprova financiamento para internet rápida em áreas pobres

Transcrição LOC: SENADORES APROVAM MUDANÇAS NO FUST QUE VÃO PERMITIR INVESTIMENTOS NA INSTALAÇÃO DE BANDA LARGA EM ESCOLAS PÚBLICAS, NA ÁREA RURAL E EM CIDADES COM BAIXO IDH. LOC: A PROPOSTA TAMBÉM CRIA UM CONSELHO QUE VAI AGILIZAR A LIBERAÇÃO DOS RECURSOS PARA PROJETOS QUE PODERÃO SER BANCADOS PELO FUNDO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Criado em 2000, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – FUST –tinha o objetivo de bancar a expansão da telefonia fixa. Em 20 anos, no entanto, a telefonia móvel e a internet ultrapassaram a tecnologia anterior. Aprovado pelo Senado, o projeto permitirá investimentos na expansão e melhoria da qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, desenvolvimento de novas tecnologias e na redução da desigualdade regional. A proposta determina que pelo menos 18% do Fust serão destinados à instalação de banda larga em escolas públicas, nas áreas rurais e nas cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Além disso, vai bancar a modernização do serviço público. O relator, senador Diego Tavares, do PP da Paraíba, afirmou que os investimentos do Fundo em banda larga farão a diferença nesse momento de pandemia do novo coronavírus. (Diego) Permite que a gente possa levar recursos e levar a tecnologia, a inclusão digital para que os locais mais distantes, para aquelas cidades que têm baixo o seu IDH e levar para a educação, o que é extremamente importante. Nesse momento de pandemia se viu a necessidade de quanto precisamos avançar nessa política. REP: O projeto cria um Conselho Gestor vinculado ao Ministério das Comunicações e composto por representantes de outros 5 ministérios, da Anatel, de empresas e da sociedade civil. Esse colegiado vai definir as regras de uso do dinheiro do Fundo assim como aprovar os projetos e programas apresentados pelos governos, estabelecimentos de ensino, escolas que atendam pessoas com deficiência e pela iniciativa privada. Ao citar a arrecadação de R$ 21 bilhões desde sua criação, o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, lembrou que o dinheiro do Fust tem sido usado para o pagamento da dívida pública. (Confúcio) Esse é um fundo antigo e ele funciona mais ou menos como a água do deserto. A gente vê e tem impressão de água e quando chega lá, não tem água. Esse fundo tem um dinheiro bom e importante, mas que ninguém consegue aplicar e nem empenhar nada há muitos anos. É um fundo necessário ainda mais esse ano com essa situação das escolas brasileiras fechadas e com essa improvisação que os professores estão fazendo para trabalhar. REP: Pela proposta, os recursos do Fust poderão ser emprestados pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos - ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e pelo BNDES, Caixa Econômica e outros bancos de desenvolvimento. Aprovado pelo Senado, o projeto segue para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

O Plenário do Senado aprovou projeto para permitir o uso dos recursos do Fust na instalação de banda larga em escolas públicas, nas áreas rurais e nas cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. O relator, senador Diego Tavares (PP-PB), afirmou que esses investimentos farão a diferença no momento da pandemia. Ao citar a arrecadação de R$ 21 bilhões desde sua criação, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) lembrou que os recursos foram usados no pagamento da dívida. Pelo projeto, caberá a um conselho gestor aprovar os projetos que receberão o dinheiro. A proposta segue para a sanção presidencial. As informações são da repórter Hérica Christian, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Água  Anatel  Bancos  Banda larga  BNDES  Caixa Econômica  Ciência e Tecnologia  Cidades  Coronavírus  Dívida pública  Desenvolvimento  Educação  Empresas  Escolas  Fust  Internet  Investimentos  MDB  pandemia  Paraíba  Pessoas com Deficiência  Plenário do Senado  Política  PP  Professores  Regional  Rondônia  Senador Confúcio Moura  Serviço Público  Sociedade Civil  Tecnologia  Telecomunicações  Telefonia móvel 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 0 61 2211
Ao vivo