Projetos buscam proteção do bioma Cerrado
Nesta sexta-feira (11) comemora-se o Dia do Cerrado, segundo maior bioma da América do Sul, ocupando área aproximada de 2 milhões de quilômetros quadrados - 22% do território nacional. Em análise pelo Senado Federal, três projetos estabelecem prioridade na proteção da savana brasileira. As informações com a repórter Raquel Teixeira.
Transcrição
LOC: DIA DO CERRADO É COMEMORADO NESTA SEXTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO.
LOC: TRÊS PROJETOS EM ANÁLISE NO SENADO PREVEEM AUMENTO NA PROTEÇÃO DO BIOMA E COMBATE AO DESMATAMENTO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
TÉC: O cerrado abriga a maior biodiversidade do mundo, concentrando 5% de todas as espécies do planeta, e servindo de habitat para cerca de 30% da fauna e da flora brasileiras. Mas o bioma está ameaçado pela extinção de animais nativos e pelo desmatamento, provocado principalmente pela expansão agropecuária no país. O senador Jorge Kajuru, do Cidadania de Goiás, autor de três projetos que preveem a proteção da savana brasileira, afirma que, entre 2007 e 2014, 26% do crescimento agrícola nacional influenciou diretamente a vegetação do cerrado e que essa degradação contínua pode alterar até o regime de chuvas.
(KAJURU) Não sou inimigo dessa expansão. Pelo contrário, quero ser um indutor de formulação de políticas públicas que ensejem uma conciliação de interesses entre os agropecuaristas e a sociedade brasileira, como um todo.
Rep: Uma das propostas altera o Código Florestal para aumentar a proteção da vegetação nativa com o acréscimo no percentual de Reserva Legal em imóveis rurais do bioma, passando dos atuais 20% para 35%, índice equivalente ao definido para áreas da Amazônia. A outra, inclui a região entre as prioritárias para aplicações de recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente, junto com a Amazônia Legal e o Pantanal. O terceiro projeto estabelece a suspensão de autorizações para desmatamento, exceto para atividades de utilidade pública e interesse social, pelo prazo de dez anos. Kajuru explica que o objetivo dos três textos, que aguardam análise dos parlamentares na Comissão de Meio Ambiente, é conciliar desenvolvimento econômico e preservação da natureza.
(KAJURU) os projetos que apresentei cuidam de criar políticas públicas que vão ao encontro das necessidades maiores em relação à preservação do que temos de mais precioso tanto para a sobrevivência da nossa população quanto para a sobrevivência da humanidade, sem perder, evidentemente, a consciência da importância da agropecuária brasileira.
Rep: O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando área aproximada de 2 milhões de quilômetros quadrados, correspondente a 22% do território nacional. Mas quase metade da cobertura vegetal original não existe mais, tornando a região uma das mais ameaçadas do planeta. Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que, entre 2001 e 2018, quase 279 mil quilômetros quadrados já foram destruídos. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.