TSE anuncia mais mudanças nas eleições municipais de 2020
A organização das eleições municipais de 2020 precisou sofrer mudanças devido à pandemia da covid-19. Medidas estão sendo tomadas para conter a propagação do vírus nos dias de votação. Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já anunciou alteração nas datas do pleito e a suspensão da identificação por biometria. Além disso, o TSE estuda estender o horário de votação para evitar aglomerações nas seções eleitorais. A reportagem é de Lara Kinue.

Transcrição
LOC: O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL VEM ANUNCIANDO UMA SÉRIE DE MUDANÇAS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020 EM RAZÃO DA PANDEMIA DA COVID-19.
LOC: ALÉM DA MUDANÇA DE DATA E DA SUSPENSÃO DA BIOMETRIA JÁ ANUNCIADAS, O TSE AGORA ESTUDA ESTENDER O HORÁRIO DE VOTAÇÃO E CRIAR GRUPOS DE FAIXA ETÁRIA. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE:
(Repórter) Em razão da pandemia da covid-19, as eleições municipais de 2020 precisaram sofrer algumas mudanças para evitar a proliferação do vírus nos dias de votação. Até o momento, duas grandes alterações já foram determinadas pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal Superior Eleitoral. No início de julho o Congresso promulgou uma emenda constitucional que adia as eleições para novembro. Com a mudança, o primeiro turno passou de 4 de outubro para 15 de novembro; e o segundo, de 25 de outubro para 29 de novembro. Já o TSE anunciou a suspensão da identificação biométrica em 2020. De acordo com médicos infectologistas, a identificação pela digital poderia aumentar a possibilidade de contágio, além de gerar filas que provocariam aglomerações. O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, destacou que a pandemia desperta a necessidade de elaborar soluções excepcionais e elogiou a decisão do TSE.
(Nelsinho Trad) Eu entendo que nós estamos realmente em um momento atípico e todas as medidas que venham a diminuir o impacto de uma nova onda de transmissão do coronavírus, diante de eventuais aglomerações que vão se fazer necessárias diante da eleição que nós temos pela frente, é bem vinda.
(Repórter) O TSE ainda estuda outras mudanças para as eleições municipais. O presidente do Tribunal, Luís Roberto Barroso, declarou que a instituição está avaliando a possibilidade de estender, em pelo menos uma hora, o horário de votação nas eleições municipais. Além disso, também está sendo considerada a proposta de recomendar horários de votação diferentes por faixa etária, garantindo os primeiros horários do dia para as pessoas com mais de 60 anos, ou do grupo de risco.